“Pacto Todos Pela Água”

Usiminas propõe ações para a recuperação da Bacia do Rio Doce
Conteúdo de Marca
Edição 121 - Publicado em: 20/12/2019

A Usiminas e os municípios participantes do Programa Mobiliza Todos Pela Água firmaram um compromisso ambiental inédito: o “Pacto Todos Pela Água”. A iniciativa envolve os municípios participantes dos programas da plataforma Usiminas Mobiliza e busca promover ações voltadas para a recuperação da Bacia Hidrográfica do Rio Doce. A ação é baseada em cinco pilares: visão de futuro, planejamento, cooperação, ética e legado.

Por meio do “Pacto Todos Pela Água”, será possível trabalhar em conjunto e unir esforços para lidar com a grave questão da escassez dos recursos hídricos. Tais esforços serão orientados pelo compromisso global dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs/Agenda 20/30), especialmente o de assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e o saneamento para todos.

Durante o evento de assinatura do pacto, em novembro, o vice-presidente Industrial da Usiminas, Tulio Chipoletti, acompanhado do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Germano Vieira, além de outras lideranças do setor público, privado e do Judiciário tiveram a oportunidade de apresentar a realidade hídrica da região do Vale do Aço.

Eles também debateram sobre o que tem sido feito para contribuir com o meio ambiente e a comunidade, principalmente por meio dos programas Mobiliza Caminhos do Vale e Todos pela Água, desenvolvidos pela Usiminas e operacionalizados em parceria com a Associação e Consórcio dos Municípios do Vale do Aço (AMVA/CIMVA).

De acordo com Chipoletti, a Usiminas sempre teve ampla atuação econômica, social e ambiental junto às comunidades e, há cinco anos, por meio do Mobiliza, vem intensificando suas ações na área ambiental.

“A realização desse fórum nasceu de um trabalho conjunto de várias lideranças preocupadas com a preservação dos rios Doce e Piracicaba. A Usiminas acredita que, juntos, podemos fazer mais pela sustentabilidade do planeta. Prova disso são as 4 mil nascentes em processo de recuperação no Vale do Aço, por meio dos programas do Mobiliza”, ressalta o vice-presidente.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Ações futuras

Para o presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio doce, Flamínio Guerra Guimarães, o Fórum Todos pela Água é uma iniciativa de grande importância e que deve se perpetuar. “A água é uma questão de sobrevivência e de responsabilidade de todos. Numa bacia do tamanho da do Rio Doce, formada por 228 municípios, nos quais a crise hídrica é uma constante, a realização desse fórum chama todos os atores envolvidos – representantes de instituições, de poderes públicos, de empresas, população e estudantes – para que possamos discutir a problemática e pensar em ações futuras que visem melhorar a disponibilidade hídrica em todo esse território.” Ainda segundo Guimarães, o pacto com os prefeitos é extraordinário, porque impulsiona os municípios a se responsabilizarem pela gestão de seus recursos hídricos, bem como pelo cumprimento das ações definidas pelo “Todos pela Água”.

O Fórum Usiminas Mobiliza Todos Pela Água foi realizado por meio de uma parceria da Usiminas com o Consórcio Municipal Multifinalitário do Vale do Aço e o Instituto Interagir, com apoio da Fiemg Vale do Aço, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba e da Associação dos Municípios do Vale do Aço (AMVA).


Postar comentário