Férias: Conheça 3 destinos na região Sudeste para curtir a natureza

Bruno Frade - bruno@souecologico.com
Ecoturismo
Publicado em: 22/07/2019

Férias e alguns dias de folga são perfeitos para tirar principalmente as crianças de casa e programar atividades ao ar livre. Para Marcos Sorrentino, membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza, o contato com o meio ambiente desde a infância proporciona muitos benefícios para a vida adulta e, para aproveitá-lo da melhor maneira, é preciso desacelerar a correria do dia a dia.

“Em geral, esse contato cria condições para que os pequenos tenham momentos mais lentos, de contemplação e observação. As crianças, assim como os jovens e até os adultos, precisam reaprender a contemplar s momentos com a natureza, deixando de lado esse modo de vida estressante a que somos expostos na nossa sociedade”, destaca.

Veja, a seguir ótimas opções na região Sudeste de áreas naturais que podem ser aproveitadas por todas as idades:

Parque Nacional da Tijuca (Rio de Janeiro)

Localizado na capital carioca, o parque possui quase 4 mil hectares de Mata e está dividida por setores: Floresta, Serra da Carioca e Pedra Bonita ou Pedra da Gávea, onde é possível admirar a natureza e as belas paisagens. No local, também estão o Morro do Corcovado, onde fica localizada a famosa estátua do Cristo Redentor, e a Vista Chinesa, mirante onde é possível observar a zona Sul da cidade e a Lagoa Rodrigo de Freitas.

Horário de visitação: das 8 às 17 horas, diariamente

Ingresso: A entrada é gratuita. O único local dentro do parque que cobra ingresso é o Corcovado.

Contato: (21) 2492-2250

Foto: Divulgação/ Riotur
Foto: Divulgação/ Riotur

Parque Estadual da Cantareira (São Paulo)

Uma floresta pertinho da capital que não dorme. O Parque Estadual da Cantareira possui mais de 7 mil hectares do bioma da Mata Atlântica. O local é refúgio para algumas espécies ameaçadas de extinção, como o bugio e o gavião-pomba.

Possui várias trilhas com diferentes níveis de dificuldade: entre elas, a “Trilha do Bugio” que é de fácil acesso e pode ser feita por crianças e idosos.

Horário de visitação: das 8 às 15 horas, aos sábados, domingos e feriados. Em julho, o parque fica aberto todos os dias

Ingresso: R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia)

Para mais informações: (11) 2203-3266

Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (Minas Gerais)

Localizado na região Norte de Minas Gerais, o parque ainda é pouco conhecido pelos turistas, mas tem encantado os visitantes pelas belezas naturais quanto pela importância histórica. A região tem diversas trilhas, algumas com nível de dificuldade leve, como o Caminho da Lapa do Bonete. As visitas são permitidas apenas com agendamento prévio.

Horário de visitação: das 8 às 18 horas, de segunda a domingo. A entrada é permitida até as 15 horas.

Ingresso: valores são informados durante o agendamento da visita

Contato para agendamento: (38) 3623-1038

Foto: Mirian Kurushima /Divulgação ICMBio
Foto: Mirian Kurushima /Divulgação ICMBio

Postar comentário