5 músicas ecológicas da Xuxa

Para celebrar os 56 anos da apresentadora, relembre canções que ela gravou em que a natureza foi tema
Redação - redacao@revistaecologico.com.br
Música e Meio Ambiente
Publicado em: 27/03/2019

Foto: Xicão Jones
Foto: Xicão Jones

A apresentadora Xuxa Meneghel se tornou uma das maiores vendedoras de discos da história do Brasil nas últimas três décadas: desde seu primeiro lançamento, em 1985, quando ainda estava na Rede Manchete apresentando o programa de TV “Clube da Criança”, mais de 50 milhões de cópias foram vendidas em todo o mundo. O recordista de vendas é o “Xou da Xuxa 3”, lançado em 1988, com 3,2 milhões de unidades comercializadas e que conquistou um lugar no “Guinness Book” à época como o LP infantil mais vendido de todos os tempos.

Um dos pedidos de Xuxa na hora de gravar um disco era que músicas com temas ambientais fossem acrescentadas na lista de canções de cada álbum. Em entrevista à Revista Ecológico em 2007, quando a publicação era um suplemento do Jornal do Brasil, Xuxa afirmou que gravar canções ecológicas “não era uma questão de exigência, e sim de responsabilidade. As crianças são o nosso futuro. Se mensagens positivas forem passadas para elas, de como cuidar da natureza, dos animais, para que a gente viva num mundo melhor, elas vão crescer acreditando nisso. E através da música fica fácil passar essas mensagens”.

Engajada na questão da sustentabilidade, Xuxa também participou de vários eventos e projetos de conscientização e preservação ambiental. Em 1996 lançou, junto com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), a campanha “Defensores da Natureza”. Por meio de um convênio entre a Xuxa Produções e o órgão ligado ao Ministério do Meio Ambiente, crianças e jovens se inscreviam em um cadastro nacional de defensores ambientais e recebiam descontos em programas culturais. O Ibama também criou um número de telefone para receber denúncias de danos à natureza. Para promover o projeto (veja o comercial abaixo), a apresentadora gravou a canção “Defensores da Natureza”, que não chegou a ser incluída no tracklist de seus álbuns.

Em 2007, a loira foi uma das atrações principais do “Live Earth: Shows contra o clima em crise”, evento criado pelo ambientalista e ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, para conscientizar a humanidade sobre o impacto das mudanças climáticas e do aquecimento global. No evento, Xuxa cantou seus maiores sucessos para mais de 400 mil pessoas na Praia de Copacabana. “Al Gore tem coragem, muito interesse em ajudar o mundo e sede de ensinar. Quer dividir o que aprendeu, quer que as pessoas saibam o que está acontecendo para que a gente possa se ajudar e ajudar o mundo. O Live Earth é um alerta para informar, conscientizar e abrir os olhos das pessoas. O futuro do mundo depende do que fazemos hoje. Não adianta ficarmos sentados dizendo que as coisas não vão bem. Precisamos de informação, de saber o que podemos fazer para contribuir, e agir”, disse Xuxa à Ecológico.

Para celebrar o aniversário da apresentadora, que completa 56 anos hoje (27/03) relembre a seguir cinco músicas gravadas pela Xuxa que abordam temas ecológicos:

1. Milagre da Vida

Lançada no LP “4º Xou da Xuxa”, que detém o recorde de cópias vendidas antecipadamente no país (2 milhões), a música é uma reverência à natureza ao afirmar que a vida é cheia de milagres: “o ar que respiramos”, “a água que bebemos”, “a flor que sai da terra”... Foi escrita pelos compositores Michael Sullivan e Paulo Massadas.

2. Quem Sabe um Dia

A balada, escrita por Torquato Mariano e Cláudio Rabello, lançada no disco “Xou da Xuxa 6”, em 1991, fala sobre a importância de mudar nossos hábitos e atitudes em relação ao planeta. Durante a turnê nacional para promover o álbum, realizada naquele ano, “Quem Sabe um Dia” foi a música de abertura da série de shows.

3. Brincar de Índio

Uma das canções mais conhecidas de seu repertório, trata da questão indígena sob o viés do direito desses protetores das florestas de viver em seu hábitat natural. A música foi escrita por Michael Sullivan e Paulo Massadas e integrou o tracklist do disco “Xou da Xuxa 3”.

4. A Voz dos Animais

Escrita pelos compositores Prêntice, Ronaldo Souza e Marcos Fabiano, a música fez parte do disco “Xou da Xuxa 7”, de 1992, e foi vencedora do “Prêmio da Música Brasileira” do mesmo ano na categoria “Melhor Canção Infantil”.

5. Copa na Floresta

“Bichos e bichas, vai começar a partida!” De forma divertida, a letra escrita por narra um jogo de futebol na floresta convocada pelo Rei Leão. O disco que traz essa canção foi lançado em 1990 e vendeu 1,5 milhão de cópias.

Para saber mais, acesse www.xuxa.com


Postar comentário