All Star ecológico: conheça a nova linha sustentável do calçado

Marca de tênis estadunidense Converse aposta na sustentabilidade com “Renew”
Matheus Muratori - redacao@souecologico.com
Sustentabilidade
Publicado em: 06/08/2019

A empresa estadunidense de calçados Converse, fabricante da linha All Star, começa a apostar na sustentabilidade para atrair novos clientes. A marca anunciou, em junho deste ano, o lançamento da linha “Renew”, que contará somente com tênis feitos com resíduos pós-consumo e pós-industriais (Canvas, a partir de garrafas PET; Denim, por tecidos recicláveis; e Cotton, feito de algodão reutilizado).

"Life's too short to waste" é o lema da linha Renew (Foto: Divulgação/Converse)
"Life's too short to waste" é o lema da linha Renew (Foto: Divulgação/Converse)

O slogan da nova linha deixa claro o pensamento da marca: “A vida é muito curta para se desperdiçar” (tradução livre para “Life's too short to waste”). Cada calçado Renew da Converse virá com esse lema escrito. Além disso, o cliente poderá acrescentar outra frase do próprio interesse ao tênis.

Em seu site oficial, a Converse já começou a vender os All Stars Canvas da linha Renew. Ao todo, dez modelos foram colocados à venda, todos por 85 dólares (cerca de R$ 336). Na versão brasileira da loja online, o tênis ecológico ainda não está disponível.

A Converse divulgou que os All Stars Denim, desenvolvido internamente pelo processo de upcyling, chegam ao mercado até o fim de 2019. Já o Cotton, produzido através de um processo patenteado do algodão, começam a circular em 2020.

Popularidade

O All Star tradicional, fabricado com o nome Chuck Taylor All Stars, da marca de calçados Converse, é considerado um dos tênis mais conhecidos de todo o mundo. Ele foi fabricado pela primeira vez em 1917, em uma parceria com o jogador de basquete Chuck Taylor.

O calçado ganhou popularidade junto com o basquete nos Estados Unidos, até chegar aos músicos. A partir da década de 1960, a linha já estava instaurada, mas teve uma explosão de vendas observadas nos anos seguintes. Na década de 1980, a Converse patrocinou grandes jogadores da bola laranja, como Earvin “Magic” Johnson e Larry Bird, e a linha All Star alcançou as maiores bandas de rock da história, como Nirvana, U2 e, anteriormente, The Beatles, o que impulsionou novamente a comercialização dos tênis da empres, que seguem a todo vapor até hoje.

Kurt Cobain, vocalista do Nirvana, ficou caracterizado por sempre se apresentar calçando All Star (Foto: KCRW)
Kurt Cobain, vocalista do Nirvana, ficou caracterizado por sempre se apresentar calçando All Star (Foto: KCRW)

Estima-se que o All Star já bateu a marca de um bilhão de pares vendidos em 160 países, incluindo o Brasil. O mais famoso calçado da Converse chegou ao país justamente na década de 1980. Entre os anos, foram lançadas adaptações, como a altura dos canos, mas o molde inicial é sempre mantido pela empresa.


Postar comentário