ALMG vai debater artesanato do Jequitinhonha

Preocupação é com o planejamento a longo prazo para o setor
Da Redação - Sou Ecológico - redacao@souecologico.com
Artesanato
Publicado em: 07/05/2019

Será realizada amanhã (08) às 9h, no auditório da reitoria da UFMG, reunião da Comissão de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para discutir o desenvolvimento do setor de artesanato mineiro e o impacto da reforma administrativa sobre ele. A reunião acontecerá dentro da comemoração dos 20 anos da Feira de Artesanato do Jequitinhonha na universidade.

“A realização dessa audiência foi provocada por entidades representativas de artesãos do Vale do Jequitinhonha, que que vêm lutando pela valorização dos seus produtos e da profissão do artesão e veem com certo temor as políticas anunciadas pelos dois governos que tomaram posse em janeiro. Por isso nós a consideramos tão importante”, afirmou o presidente da Comissão e autor do requerimento, deputado Doutor Jean Freire (PT).

Foto: Enric Sagarra / Pixabay
Foto: Enric Sagarra / Pixabay

Entre os convidados para participar da reunião estão a pró-reitora de Extensão da UFMG, Cláudia Andrea Mayorga Borges; a consultora em Políticas Públicas para o Fomento do Setor Artesanal, Maria Dorotea de Aguiar Barros Nadeo; a gerente de Patrimônio Cultural e Material do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), Débora Raíza Rocha; e a coordenadora do Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha da Pro-reitoria de Extensão da UFMG, Maria das Dores Pimentel Nogueira.

Segundo Jean Freire, o debate será essencial para elaborar propostas concretas para a execução do “Plano Quadrienal do Artesanato Mineiro”, formatado e aprovado com participação ativa da sociedade civil durante o ano passado. E completa: “Esperamos que o Governo do Estado apresente propostas realistas para a realização de diversas ações ali contidas para fazer com que o artesanato esteja sempre na agenda do Executivo”.

Fique por dentro

Quem não puder comparecer à reunião poderá acompanhá-la por meio da ferramenta “Reuniões Interativas” do Portal da Assemblei (www.almg.gov.br), que estará disponível no momento da audiência. Questionamentos e dúvidas também poderão ser encaminhados e, ao final, serão respondidos pelos convidados.

Serviço

O que: Audiência Pública

Tema: Desenvolvimento do setor de artesanato mineiro

Onde: Auditório da Reitoria da UFMG - Av. Antônio Carlos, 6627, Pampulha

Horário: 9h


Postar comentário