Alternativa para baixar a conta de luz

Por meio da energia sustentável, empresas podem economizar e atrair clientes com o marketing verde
Da redação* - redacao@souecologico.com
Energia
Publicado em: 13/11/2019

Desde quando a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou o reajuste médio de 8,73% para consumidores da Cemig, os mineiros estão passando aperto na hora de pagar a conta de luz. Para driblar as altas tarifas no fim do mês, uma boa alternativa é optar pela energia renovável.

Com uma solução que traz liberdade energética para o consumidor, a Liben Energia, startup com plataforma online para Assinatura de Energia Renovável, foi vencedora do Desafio Start Ambev, entre mais de 2.400 startups inscritas. O principal mercado da Liben hoje está em Minas Gerais, dando aos empresários mineiros a chance de economizar até 15% na conta de luz, aumentando, assim, a margem de lucro do estabelecimento.

Outra grande vantagem para o consumidor é que não é necessário qualquer investimento, já que a empresa não precisa fazer obras ou instalar equipamentos no estabelecimento comercial. Por meio da Assinatura de Energia Renovável da Liben o empresário aluga lotes de uma usina, mas continua sendo atendido pela distribuidora local. “O abatimento da energia gerada vem diretamente na conta de luz”, explica o engenheiro e cofundador da Liben, Renan Nominato.

Foto: Domínio Público
Foto: Domínio Público

Geração Compartilhada

Em 2015, a Aneel regulamentou a Geração Compartilhada, de maneira que desenvolvedores e investidores agora podem instalar uma usina em um ponto da rede e alugar parcelas dessa usina para diferentes consumidores.

No entanto, esses desenvolvedores encontram dificuldades para captar os consumidores. É aí que Liben traz a solução para ambas as partes. “Através da nossa plataforma, eles simplesmente cadastram a usina e nós fazemos toda a captação e gestão do faturamento mensal”, esclarece Fábio Machado, fundador da startup.


Postar comentário