Amazônia em chamas!

Confira as repercussões dos incêndios no Brasil e no mundo
Bruno Frade - bruno@souecologico.com
Meio Ambiente
Publicado em: 23/08/2019

Manifestações pela Amazônia estão sendo convocadas em todo o mundo!

Está circulando nas principais redes sociais a agenda de manifestações programadas para hoje e também este fim de semana!

Até ontem, o jornal Folha de São Paulo contabilizou protestos em 12 cidades brasileiras e em frente às embaixadas e consulados do Brasil na França, Espanha, Reino Unido e em outros países. Se liga! Acompanhe os movimentos: Pelo Twitter pesquise a #amazonianarua e já no Facebook acesse a página da 342Amazônia.

Macron quer abrir encontro do G7 discutindo a crise na Amazônia

O presidente francês, Emmanuel Macron, publicou ontem no em seu perfil no Twitter que a reunião do G7 deveria começar discutindo as queimadas na Amazônia. Além disso, destacou que é uma "crise internacional".

A reunião acontece neste final de semana, em Biarritz, na França. Também pela rede social, o atual ocupante da presidência do Brasil afirmou que a declaração de Macron de "sensacionalista" e que é uma tentativa de tratar da Amazônia sem a presença dos países da região "evoca mentalidade colonialista".



Governo Brasileiro convoca gabinete para a crise na Amazônia
O presidente voltou a mencionar as ONGs como responsáveis pelas queimadas na Floresta Amazônia: "Todo mundo é suspeito, mas a maior suspeita vem de ONGs". Ele insinuou que existe um "indício fortíssimo de que as Organizações Não governamentais estão por trás das queimadas". Veja a matéria publicada no Estadão.

Ontem o governo publicou no Diário Oficial um decreto convocando ministros para um comitê de crise.

Câmara vai criar comissão para acompanhar queimadas na Amazônia

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, publicou em sua página no Twitter, que vai criar uma comissão externa para investigar as queimadas.

A decisão de Maia vem um dia depois do presidente dizer que as ONGs seriam as maiores suspeitas por incêndios criminosos nos últimos dias!


Greta Thunberg preocupada com a Amazônia

A jovem Greta Thunberg tuitou sobre as queimadas: "Mesmo aqui no meio do Oceano Atlântico, eu ouço sobre a quantidade recorde de incêndios devastadores na Amazônia. Meus pensamentos estão com os afetados. Nossa guerra contra a natureza deve acabar."

Atualmente Greta está viajando para os EUA em um veleiro para evitar a emissão de gases de efeito estufa que os meios de transportes tradicionais emitem excessivamente. Recentemente, a Revista Ecológico produziu uma reportagem sobre o trabalho da ativista. Veja!


A repercussão internacional dos incêndios

Veja os principais destaques sobre as queimadas pelo mundo!

O Washington Post exibiu imagens dos incêndios e destacou que os fatos podem acelerar o aquecimento global, além de impactar a biodiversidade.

O Le Monde destaca na capa que a Amazônia paga pela política de Bolsonaro

O The Independent disse que é o pior incêndio em florestas tropicais da história.

Impeachment de Salles

Partido Rede protocola pedido de impeachment contra ministro do Meio Ambiente!

A bancada da Rede Sustentabilidade protocolou ontem um pedido no STF por crime de responsabilidade! Salles é acusado pelo partido de violar a Constituição ao alterar a governança do CONAMA e de descuidar sobre a situação ambiental do país. Outro ponto destacado é a perseguição a servidores públicos.


Postar comentário