BH economiza energia com tecnologia LED

Primeira grande PPP de iluminação pública do país é implantada na cidade de Belo Horizonte com projeto entre Signify e BHIP
Da Redação / Ecológico - redacao@souecologico.com
Tecnologia
Publicado em: 02/09/2019

Belo Horizonte, uma das maiores cidades do Brasil, está realizando a modernização na iluminação pública. Os pontos que já receberam a tecnologia, LED, apontam economia de aproximadamente 50% no custo com eletricidade e parte dessa modernização é feita com produtos da Signify (Euronext: LIGHT). A novidade é parte da primeira grande parceria público-privada de iluminação pública no Brasil entre Belo Horizonte Iluminação Pública (BHIP) e Signify. As novas luminárias LED também contribuem para o aumento da sensação de segurança dos cidadãos e até mesmo para a redução de acidente e atropelamentos noturnos causados por baixa visibilidade.

O projeto começou em 2017 com uma pesquisa de todos os pontos de iluminação pública da cidade, fornecendo informação para selecionar a melhor luminária para cada rua e agendando sua entrega e instalação em tempo hábil. Até o momento, mais de 55% da modernização está concluída e, nessas áreas, o município percebeu economia de 56%, uma vez que LEDs tem maior eficiência energética que as lâmpadas convencionais. Esta é a quantidade equivalente de eletricidade usada por cerca de 34.000 domicílios brasileiros em um ano. Além disso, a cidade poderá economizar nos trabalhos de manutenção e materiais, pois as soluções em LED duram cinco vezes mais que a iluminação convencional.

“Este projeto vai muito além de simplesmente fornecer o produto. A Signify trabalha com a cidade há mais de dois anos para oferecer a melhor qualidade e desempenho deste projeto”, diz Sérgio Costa, CEO e Gerente Geral da Signify Brasil. “A iluminação pública de alta qualidade oferece uma gama de oportunidades para a cidade e para as pessoas, como segurança, espaços públicos mais iluminados e eficiência energética”.

Foto: Safes Nales
Foto: Safes Nales

Além dos benefícios econômicos, a instalação de nova iluminação traz um aumento significativo no uso de espaços públicos. Devido à iluminação diferente dos LEDs, os espaços públicos ficam mais iluminados e, por exemplo, facilitam o reconhecimento dos rostos das pessoas à noite, o que faz com que os moradores se sintam mais seguros para fazer caminhadas e piqueniques com familiares à noite. Finalmente, a economia de energia se traduz em ajudar a cidade a reduzir sua emissão de carbono


Postar comentário