Jair Bolsonaro usa fake news para atacar política ambiental da Noruega

Europeus retiraram apoio milionário para combater desmatamento no Brasil
Matheus Muratori - redacao@souecologico.com
Política Ambiental
Publicado em: 19/08/2019

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PSL), atacou a política ambiental da Noruega com uma notícia falsa, chamadas de “fake news”. O governante tweetou, nesse domingo (18), um vídeo onde supostamente baleias estão sendo atacadas no país. Ele também escreveu: “Veja a matança das baleias patrocinada pela Noruega”.

Bolsonaro divulgou informações falsas em seu perfil no Twitter (Marcos Correa/PR)
Bolsonaro divulgou informações falsas em seu perfil no Twitter (Marcos Correa/PR)

Acontece que o vídeo de Bolsonaro mostra um ritual nas Ilhas Feroe, um arquipélago dinamarquês. A prática, inclusive, é alvo de críticas por diversos ambientalistas. As imagens são da organização não-governamental (ONG) Sea Shepherd, que atua na região e tenta combater esses atos.

De fato, a Noruega, junto de Islândia e Japão, autoriza a caça comercial desses animais. Apenas um tipo de baleia, a minke, pode ser caçado.

Bolsonaro tentou atacar a Noruega pois, na última quinta-feira (15), o país suspendeu um repasse de 300 milhões de coroas norueguesas (cerca de R$ 133 milhões) para ações contra o desmatamento no Brasil. Segundo o ministro do Clima e Meio Ambiente norueguês, Ola Elvestuen, o país sul-americano não está sendo eficiente no combate ao desmatamento na Amazônia.

Segundo um levantamento do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), divulgado na última sexta-feira (16), o desmatamento na Amazônia aumentou 15% nos últimos 12 meses.


Postar comentário