Buraco negro que lança jatos de plasma intriga cientistas

Buraco negro em questão foi descoberto em 1989
Da Redação / Ecológico - redacao@souecologico.com
Ciência
Publicado em: 06/05/2019

Astrônomos testemunham “um dos mais extraordinários sistemas de buracos negros”. O buraco negro em questão está cerca de 8.000 anos-luz distante da Terra e lança continuamente jatos de nuvens de plasma no espaço.

Icrar
Icrar

A informação é de um novo estudo publicado na revista Nature e divulgado pela agência CNN. Segundo a agência de notícias, o buraco negro, conhecido como V404 Cygni, não se comporta como os outros. Os jatos disparam seguidamente e em todas as direções diferentes.

“Este é um dos mais extraordinários sistemas de buracos negros que já vi”, disse o autor do estudo, James Miller-Jones, em um comunicado, segundo a CNN. Ele explicou que “como muitos buracos negros, ele está se alimentando de uma estrela próxima, puxando o gás para longe da estrela e formando um disco de material que circunda o buraco negro".

Buraco Negro diferente

“O que é diferente no V404 Cygni é que achamos que o disco de material e o buraco negro estão desalinhados. Isso parece estar fazendo com que a parte interna do disco se balance como um pião. E atire em diferentes direções conforme muda de orientação”, disse o cientista.

O buraco negro em questão foi descoberto em 1989 porque lançou jatos e radiação. Explosões anteriores associadas a esse buraco negro foram notadas em 1938 e 1956 e encontradas em placas fotográficas de arquivo. O V404 Cygni chamou a atenção de astrônomos em todo o mundo quando desencadeou outra explosão brilhante que durou duas semanas em 2015.

O mais extraordinário, segundo os cientistas, é que normalmente os jatos saem dos pólos dos buracos negros. Mas os jatos do V404 Cygni estavam disparando em direções diferentes, a taxas diferentes ao longo de algumas horas.


Postar comentário