Campanha estimula coleta de pneus inservíveis em Minas Gerais

Ação é organizada por prefeituras mineiras e pela Associação Reciclanip
Matheus Muratori - redacao@souecologico.com
Meio Ambiente
Publicado em: 03/07/2019

A partir deste mês, os pneus que perderam a vida útil poderão ser recolhidos para a destinação correta em Minas Gerais, a fim de não causar algum desequilíbrio ambiental. Por meio de um convênio entre prefeituras mineiras e a Associação Reciclanip, a campanha recolherá esses pneus inservíveis para empresas que, de alguma forma, reaproveitam o material.

Além do dano ambiental causado pelos pneus, muitas vezes até queimados após perderem a vida útil, outra preocupação assola a população: o Aedes aegypti, que se reproduz facilmente quando há água parada nos pneus. O mosquito é transmissor de dengue, chikungunya e zika. Em 2019, até o dia 24 de junho, foram registrados cerca de 424 mil casos prováveis de dengue e 86 mortes confirmadas em Minas Gerais.

Estima-se que o tempo de decomposição dos pneus seja de 600 anos (Foto: Domínio público)
Estima-se que o tempo de decomposição dos pneus seja de 600 anos (Foto: Domínio público)

A campanha de mobilização junto das prefeituras aborda tanto os municípios conveniados quanto os que não têm convênio com a Reciclanip. As cidades interessadas devem entrar em contato com a Reciclanip até 17 de junho, pelo telefone (11) 3165-4430 ou pelo e-mail coleta@reciclanip.org.br. Depois disso, será organizada a forma de coleta no município.

Entre 15 a 19 de julho, os municípios conveniados vão receber e armazenar os pneus inservíveis entregues pela população e empresas privadas, como oficinas, borracharias, concessionárias e postos de gasolina. Já entre 22 e 26 do mesmo mês, serão coletados, pela Reciclanip, os pneus arrecadados pelas prefeituras conveniadas.

A Reciclanip trabalha em um sistema de logística reversa de pneus da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), entidade que representa as empresas fabricantes de pneumáticos do Brasil. Em Minas Gerais, no ano passado, a Reciclanip coletou cerca de 14 mil toneladas de pneus inservíveis, o equivalente a mais de 1 milhão e 500 mil unidades de pneus de carro de passeio.

Destinação dos pneus coletados

Os pneus inservíveis são coletados e destinados para empresas trituradoras. Depois desse processo, o material é reaproveitado como combustível alternativo nas indústrias de cimento, fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis e a produção de asfalto-borracha. Os pneus descartados são recolhidos pelo serviço público ou entregues voluntariamente pela municipalidade, ou por coletas pré-programadas para municípios não conveniados, sempre que necessário.

Pontos de coleta

Para saber onde destinar pneus inservíveis, consumidores e empresas podem localizar o ponto de coleta mais próximo no site www.reciclanip.org.br.


Postar comentário