Conscientização ambiental: Campanha incentiva navegação pelo Rio Pinheiros

4ª edição da ação acontecerá no dia 12 de setembro. Inscrições podem ser feitas pelas redes sociais
Bruno Frade - bruno@souecologico.com
Preservação
Publicado em: 09/09/2019

Uma iniciativa que tem como objetivo conscientizar a população e a opinião pública sobre os benefícios de recuperar os rios urbanos, esta é a ação Por uma Cidade Navegável. Criada em 2011 pelo São Paulo Boat Show campanha de conscientização pela despoluição dos rios da cidade, que inspira a sociedade a contribuir evitando jogar lixo nas ruas e diretamente nas águas.

Esta é a 4ª edição da ação Por uma Cidade Navegável. Na 1ª e 2ª edição, em setembro de 2011 e setembro de 2012 respectivamente, o projeto foi realizado com a proposta de uma disputa entre uma lancha que navegou pelo Rio Tietê e um carro pela Marginal em horário de pico de trânsito na cidade. Como era esperado, a lancha não completou o percurso devido à quantidade de lixo que travou os motores nos primeiros minutos. Já a 3ª edição, realizada em setembro de 2014, a Por uma Cidade Navegável levou ao Rio Tietê um ônibus anfíbio com diversos ex-atletas que haviam participado de competições de remo e natação que ocorriam na década de 40 no Rio Tietê, quando a população podia desfrutar do mesmo com práticas desportivas.

Neste ano acontecerá no dia 12 de setembro (7h30 e 12h00” e o público vai navegar pelo Rio Pinheiros. Serão dois tours realizados com conforto e segurança por 6 km do Rio Pinheiros (entre o Projeto Pomar e a Usina de Traição) por um barco fornecido pelo São Paulo Boat Show, similar aos passeios turísticos que ocorrem em locais como Paris, Londres e outras que despoluíram seus rios e canais.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

"Sem a ajuda da população, qualquer projeto de recuperação dos rios estará sempre ameaçado. Grandes cidades como Londres, Coréia, França e Buenos Aires, que tiveram êxito ou estão em processo de despoluição de seus principais rios integram a população aos mesmos", diz Ernani Paciornik, publisher da revista Naútica e organizador do São Paulo Boat Show.

Para mais informações, acesse aqui!


Postar comentário