Circuito Urbano oferece oficinas gratuitas sobre sustentabilidade a comunidades de Belo Horizonte

Alunos e professores de programas de extensão da Newton vão até as comunidades Morro das Pedras e Vila Acaba Mundo
Da Redação / Ecológico - redacao@souecologico.com
Sustentabilidade
Publicado em: 21/10/2019

Até o próximo dia 30 de outubro, o Centro Universitário Newton Paiva, por meio dos programas de extensão FabLab Newton, Studio N e Smart Campus, promove o Circuito Urbano 2019. Diversas atividades com impacto social, aliando tecnologia e sustentabilidade, são oferecidas para a população de Belo Horizonte gratuitamente. A partir do dia 22 de outubro, o Circuito Urbano vai até o Morro das Pedras e a Vila Acaba Mundo com oficinas e projetos práticos relacionados à arquitetura, à engenharia e à ecologia. A programação contribui diretamente com os desafios do Planejamento Estratégico BH 2030 e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

No dia 22 de outubro, das 14h às 17h, moradores do Morro das Pedras receberão as equipes dos projetos de extensão da Newton e participarão de oficinas de horta vertical, plantaço, limpeza eco-sustentável, captação de água da chuva e oficina de elétrica. As atividades serão ministradas no Espaço Cultural É tudo nosso (R. Marcelo de Araújo Braga, 472, São Jorge).

No dia 29 de outubro, é a vez da Vila Acaba Mundo receber as oficinas. Além do plantaço, da horta vertical e da oficina de elétrica, os interessados vão conferir a demonstração do projeto de iniciação científica Telhado Verde e poderão participar também de uma oficina de abrigos para cães e gatos com materiais recicláveis. O ponto de encontro para o circuito na Vila Acaba Mundo será na Associação dos Moradores, situada no Beco da Igreja, 59.

Para o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Newton, Rodrigo Reis, a programação fortalece o vínculo entre o ambiente acadêmico e as questões sociais da população. “Percebemos o Circuito Urbano Vila Acaba Mundo e Morro das Pedras como oportunidade de disseminar nossas atividades, levar à população das comunidades de Belo Horizonte os nossos programas de extensão, além de demonstrar como tais temas podem contribuir para o aprimoramento do espaço urbano e da vida das pessoas. Os projetos de extensão geram impacto positivo na melhoria da qualidade de vida dos moradores das comunidades em questão”, observa.

Talks e debates – Além das oficinas, talks serão realizados para discutir temas ligados ao meio ambiente e à adoção de práticas sustentáveis. No dia 24/10, no Espaço do Conhecimento UFMG, as professoras Eleonora Sad de Assis e Jacqueline Alves Vilela debaterão sobre mudanças climáticas e habitação de interesse social. O encerramento das programações será na Newton, no campus Buritis I, com talk com representantes FabCity e organizadores das atividades ONU Habitat, além de oficina criativa no FabLab.

Dentro da programação, o Circuito Urbano participou do Seminário de Energias Alternativas e Mobilidade e promoveu um talk a respeito da arquitetura de terra, com a professora Jaqueline Vale, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Newton.

Programação

22/10/2019, terça-feira, das 14h às 17h: Oficinas temáticas no Morro das Pedras

  1. Oficina de horta vertical – execução de estrutura vertical para plantio;
  2. “Plantaço” – plantação de ervas e “pancs” (plantas alimentícias não convencionais);
  3. Limpeza eco-sustentável – como ter uma casa limpa utilizando produtos naturais e de baixo custo;
  4. Captação de água da chuva – oficina de adaptação hidrossanitária para reaproveitamento de água da chuva;
  5. Oficinas de Elétrica – como realizar pequenos reparos em residências, como fazer instalações simples, luminárias, trocar chuveiros, cuidados com rede elétrica, etc.

Local: Morro das Pedras

24/10/2019, quinta-feira, das 19h às 21h: Talk - 02 – Mudanças climáticas e Habitação de Interesse Social

Profa. Dra. Eleonora Sad de Assis – PPG Ambiente Construído Patrimônio Sustentável – PPG-ACPS-UFMG

Profa. MsC. Jacqueline Alves Vilela – Newton – Doutoranda PPG-ACPS - UFMG

Local: Espaço do Conhecimento UFMG

29/10/2019, terça-feira, das 14h às 17h: Oficinas temáticas na Vila Acaba Mundo

  1. Oficina de horta vertical – execução de estrutura vertical para plantio;
  2. “Plantaço” – plantação de ervas e “pancs” (plantas alimentícias não convencionais);
  3. Telhado Verde – demonstração prática da execução de projeto de Iniciação científica desenvolvido na Newton;
  4. Oficina de abrigos para cães e gatos utilizando materiais recicláveis – equipe de alunos de Direito Newton;
  5. Oficinas de Elétrica – como realizar pequenos reparos em residências, como fazer instalações simples, luminárias, trocar chuveiros, cuidados com rede elétrica, etc.

Local: Vila Acaba Mundo

30/10/2019, quarta-feira, das 14h às 17h: Encerramento – Oficina Maker

Talk de representante FabCity, ONU Habitat e dos Organizadores

Apresentação de resultados obtidos e debate com propostas de futuras ações.

Oficina criativa maker no FabLab Newton

Local: Newton, campus Buritis I – Rua Paulo Piedade Campos, 420.


Postar comentário