Combate ao desmatamento será fundamental para Noruega seguir no Fundo Amazônia

Europeus disseram estar dispostos a seguirem com investimentos caso combate siga
Da Redação / Ecológico - redacao@souecologico.com
Política Ambiental
Publicado em: 03/07/2019

Segundo informações do Estadão, a embaixada da Noruega disse estar disposta a continuar fazendo doações ao Fundo Amazônia enquanto os projetos financiados forem voltados para o combate ao desmatamento e para o desenvolvimento sustentável local. O governo prepara um decreto mudando a governança do Fundo e abrindo a possibilidade de usar os recursos para indenizar desapropriações – o que é proibido pelas atuais regras.

Outra regra do fundo diz que caso a taxa de desmatamento passe de 8.143 km² por ano o país fica impedido de acessar os recursos do Fundo. O INPE havia divulgou que o desmatamento oficial entre agosto de 2017 e julho de 2018 passou de 7.500 km² e deve superar este valor no período que termina neste mês. O sistema de acompanhamento mensal, o DETER, acusou um desmatamento acumulado de mais de 2.200 km² desde o começo do ano.

A Associação dos Funcionários do BNDES (AFBNDES) e a Associação dos Servidores Públicos do IBAMA e ICMBio (ASIBAMA) criaram um site em defesa do Fundo Amazônia e pedem adesões. Clique aqui para acessar!

Divulgação/Em Defesa do Fundo Amazônia
Divulgação/Em Defesa do Fundo Amazônia

Fibte: Climainfo


Postar comentário