Começando a correr: dicas para iniciantes

Primeiro passo é ter a liberação médica e certificar-se de que não lesões ou restrições à prática

Saúde
Publicado em: 07/12/2018

A corrida é uma modalidade de esporte que tem ganhado muitos adeptos nos últimos tempos. Os benefícios físicos, psicológicos e estéticos dessa prática são inúmeros. Infelizmente o número de pessoas que desistem já no início do treinamento também é alto. Por isso, antes de colocar seu tênis e decidir correr é importante se ater a algumas observações importantes.

O primeiro passo é a liberação de um médico para a prática. Realize uma avaliação e certifique-se de que não tem nenhuma lesão ou restrição ao exercício de impacto. Estando tudo certo é só seguir em frente. Outras recomendações importantes são optar pelo acompanhamento de um profissional de educação física ou participar de um grupo de corrida, no geralmente há especialistas para orientar sobre a melhor forma de iniciar no esporte.

A escolha do tênis e de roupas adequadas também é de extrema importância, assim como o local do treino – parques com pistas de corrida são a melhor opção. Além disso, a regularidade é mais importante que a distância percorrida, no caso de iniciantes.

“O ideal é iniciar com caminhadas de aproximadamente 40 minutos, três vezes por semana, e posteriormente alternar a caminhada com trotes (corridas leves) e vice-versa. É normal sentir-se cansado nas primeiras semanas até que o organismo se adapte ao exercício”, destaca a educadora física Evelyne Correia.

Fique atento a outras dicas importantes:

- Faça aquecimento antes de iniciar o treino, mobilizando as articulações do quadril, joelho e tornozelo.

- Respire naturalmente, porém, de forma cadenciada.

- Cuide da postura: quando estiver correndo, contraia a musculatura abdominal, mantenha o tronco ereto e balance os braços naturalmente.

- Não corra na ponta dos pés, o movimento sempre deve começar pelos calcanhares.

- Alimente-se adequadamente antes da corrida e nunca pratique o esporte em jejum.

- Descanse entre os dias de treino; é recomendável alternar os dias de prática.

- Não corra se estiver com alguma lesão; escute seu corpo!

- Sem exageros: respeite o seu ritmo e os seus limites.


Postar comentário