Comissão da ALMG vai debater incentivos à energia eólica

Fonte renovável é uma das que mais crescem no mundo
Da redação* - redacao@souecologico.com
Energia
Publicado em: 19/11/2019

A importância da energia eólica na matriz energética mineira será debatida em audiência pública da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião foi solicitada pelo deputado Osvaldo Lopes (PSD) e está agendada para o início da tarde desta quarta-feira (20).

Segundo a justificativa apresentada pelo parlamentar, a energia eólica é uma das fontes energéticas que mais cresce no mundo, por ser renovável e, dessa forma, se conecta aos principais tratados internacionais de meio ambiente, em especial o Acordo de Paris.

Osvaldo Lopes defendeu que a audiência “será uma oportunidade de ouvir a sociedade e compreender os desafios do setor, além de avaliar ajustes e adaptações a serem feitos, garantindo assim que os empreendimentos aproveitem melhor o potencial eólico do Estado”, concluiu.

Para a reunião, foram convidados representantes do Ministério de Minas e Energia, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEólica), entre outros.

A energia eólica tem estado na pauta da Assembleia, como no debate público sobre energias renováveis - Foto: Flávia Bernardo/ALMG
A energia eólica tem estado na pauta da Assembleia, como no debate público sobre energias renováveis - Foto: Flávia Bernardo/ALMG

Grande potencial de geração e redução de custos

Conforme o Atlas Eólico de Minas Gerais, o potencial eólico do Estado (39 Gw para turbinas a 100 metros de altura) está na mesma ordem de grandeza que o total de recursos hidráulicos disponíveis.

De maneira semelhante, a estimativa de geração eólica anual, de 92,1 TW/h, nessa mesma altura e para velocidades de vento acima de 7 m/s, tem magnitude comparável à do consumo anual de energia elétrica no Estado durante os últimos anos.

Ainda de acordo com o gabinete de Osvaldo Lopes, conforme divulgou a ALMG, a fonte eólica é uma das que mais cresce no mundo, e a cada dia novas tecnologias são desenvolvidas para aumentar esse potencial. Isso resulta na ampliação da eficiência da geração e na redução de custos, tornando a implementação de parques eólicos cada vez mais viável.

(*Com informações da ALMG)


Postar comentário