Cresce o uso de energia solar no meio corporativo

1/3 dos painéis solares estão instalados nas empresas brasileiras
Bruno Frade - bruno@souecologico.com
Energia Solar
Publicado em: 17/07/2019

Um relatório recente divulgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) demonstrou o avanço expressivo do uso de energia solar no Brasil, passando de 23 em 2013 para 30.900 até 2018. Destes, um terço representa empreendimentos de vários portes.

O crescimento dos painéis fotovoltaicos no país acompanha uma tendência mundial. De acordo com estudo divulgado pela ONU (Organização das Nações Unidas), a energia solar se destacou diante das demais fontes de energia elétrica, e hoje é considerada a principal responsável pelo desenvolvimento sustentável. Apenas em 2018, foram investidos US$ 139,7 bilhões em energia solar.

Essa mudança vem ocorrendo porque empresas e pessoas vêm identificando as vantagens da energia solar, seja como forma de economizar diante dos aumentos da energia elétrica, como também para garantir a sustentabilidade do negócio e do planeta.

“As tendências globais indicam que investir em energia renovável é investir em um futuro lucrativo”, destaca Alcione Belache CEO da Renovigi. “A perspectiva para 2019 é de um crescimento de 44%, segundo os dados divulgados pela Absolar, na instalação de painéis solares no país, pois a geração distribuída permite que casas, indústrias e estabelecimentos comerciais consigam produzir a energia utilizada. E reduza drasticamente os custos mensais no longo prazo”.

A diminuição de custos, um dos principais benefícios da instalação de um sistema solar em uma empresa, pode ser significativa e pode chegar até 95% da fatura. Dependendo da quantidade gerada e utilizada, é possível perceber o resultado já nos primeiros meses.

Outro fator que tem favorecido o uso dos painéis fotovoltaicos é a alta incidência de raios solares em todo o Brasil. Essa característica ajuda a geração de energia quase que diariamente e em alguns casos, ainda pode sobrar crédito para ser usado nos meses seguintes.

Foto: Domínio Público

Foto: Domínio Público

Facilidade no investimento

Há alguns anos a instalação de painéis fotovoltaicos nas empresas era mais complicado, pois a tecnologia tinha acabado de chegar no mercado, além dos custos elevados. Hoje com diferentes modelos e muitos painéis, o valor para a instalação está mais acessível.

Para ajudar os empreendedores, já existem linhas de crédito disponíveis para incentivar a geração de energia solar. Segundo o CEO da Renovigi “os benefícios em se utilizar energia renovável nas empresas são infinitos. Mas como executivo posso garantir que é um investimento com retorno certo”.


Postar comentário