Cuscuz marroquino com legumes

Inspirado no mais tradicional prato do Marrocos, este aromático cuscuz ganha o sabor e a textura dos legumes e das cebolas caramelizadas
Segunda sem Carne
Publicado em: 27/08/2018

Tempo de preparo: até 2h
Rende: 4 porções

Para o caldo marroquino

Ingredientes

1 cebola

2 cenouras

2 talos de salsão (as folhas de um)

½ lata de tomates pelados

½ colher (chá) de gengibre em pó

¼ de colher (chá) de canela em pó

½ colher (chá) de cominho em pó

1 pitada de pimenta chilli em pó

Modo de preparo

Lave, descasque e corte uma das cenouras em bastões de 6 cm de comprimento. Lave o salsão e a outra cenoura e corte em pedaços grandes. Descasque a cebola e corte em quatro partes.

Numa panela grande com 1,5 litros de água, leve os legumes, o tomate e as especiarias ao fogo alto. Quando começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos.

Retire e reserve os bastões de cenoura. Coe o caldo, apertando bem os legumes na peneira. Volte o caldo à panela e tampe. Descarte os outros ingredientes.

Para o Cuscuz

Ingredientes

2 xícaras (chá) de cuscuz marroquino

2 cebolas

6 cubos de abóbora japonesa

1 abobrinha pequena

1 punhado de vagem holandesa

½ xícara (chá) de grão-de-bico cozido

2 colheres (sopa) de azeite

sal a gosto

Modo de preparo

Descasque e corte as cebolas em rodelas finas.

Numa frigideira, coloque 1 colher (sopa) de azeite e leve ao fogo médio. Quando aquecer, coloque as rodelas e abaixe o fogo. Vá mexendo de vez em quando, até que fiquem douradas, cerca de 10 a 15 minutos. Reserve.

Lave os legumes e corte a abobrinha em bastões (como os de cenoura).

No caldo marroquino, junte os legumes (inclusive as cenouras já cozidas) e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos. Com uma escumadeira, transfira os legumes para um prato fundo, tempere com um pitada de sal e tampe para não esfriar. Tampe a panela com o caldo.

Numa tigela, coloque o cuscuz, o sal, 2 xícaras (chá) do caldo fervente e o restante do azeite. Misture bem e abafe pelo tempo indicado na embalagem (aproximadamente 5 minutos). Destampe e solte os grãos com um garfo imediatamente.

Enquanto o cuscuz hidrata, leve o restante do caldo ao fogo alto e deixe cozinhar até reduzir à metade do volume (cerca de 5 minutos) e tempere com sal. Ele servirá de molho para regar o cuscuz.

Numa travessa redonda, coloque o cuscuz hidratado, formando uma pirâmide. Arrume os legumes ao redor do topo e regue com um pouco do caldo. Coloque a cebola caramelizada sobre os legumes e o grão-de-bico por cima.

Sirva a seguir com o caldo restante numa molheira à parte.

Fonte: Panelinha


Postar comentário