Depois de alterações, Alemanha pode sair do Fundo Amazônia

Salles disse que tinha encontrado “indícios de irregularidades” nas aplicações
Da Redação / Ecológico - redacao@souecologico.com
Política Ambiental
Publicado em: 28/05/2019

O ministro do meio ambiente, Ricardo Salles, se encontrou nessa segunda-feira com os embaixadores da Noruega e da Alemanha, os dois países que doam ao Fundo Amazônia. Salles quer mudar as regras do Fundo e usar seus recursos para indenizar proprietários desapropriados quando da criação de Unidades de Conservação. Atualmente, isso é explicitamente proibido pelas regras do Fundo.

Divulgação/Ricardo Salles
Divulgação/Ricardo Salles

Na semana anterior, Salles disse que tinha encontrado “indícios de irregularidades” nas aplicações dos recursos e que já estava conversando com as embaixadas. Rapidamente, estas desmentiram o ministro dizendo que não haviam sido procuradas para falar do Fundo.

Na semana passada, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Joaquim Levy, disse categoricamente que não há qualquer irregularidade no Fundo.

Após a reunião dessa segunda, a embaixada alemã disse que seu governo decidirá se permanece ou não no Fundo, mas que teria ficado descontente pelo fato do ministro Salles anunciar uma eventual alteração nas regras do Fundo sem antes falar com os países que doaram os recursos.

Fonte: ClimaInfo


Postar comentário