Economia circular: Esponjas recicladas viram displays

A novidade, feita totalmente com material reciclado, leva 15% de esponjas usadas em sua composição
Bruno Frade - bruno@souecologico.com
Reciclagem
Publicado em: 09/10/2019

A partir dessa semana, a 3M passa a distribuir os displays da Scotch-Brite que contêm plástico vindo de esponjas recicladas pelo Programa Nacional de Reciclagem da marca, que serão implementados em lojas de todo o Brasil. Essa novidade é lançada no ano em que o programa completa cinco anos de existência, tendo coletado mais de 1,5 milhão de esponjas nesse período.

“O uso desse material no display representa o fechamento do ciclo de logística reversa desses produtos. Nós estamos muito satisfeitos com mais esse importante passo, especialmente no aniversário de cinco anos do programa”, comenta Emerson Mota, Gerente de Marca da Scotch-Brite, da 3M do Brasil.

Os displays são totalmente feitos de plástico reciclado, sendo 15% vindo de esponjas, e já podem ser encontrados na Grande São Paulo, nas lojas Extra Penha (Av. São Miguel, 962/1006, São Paulo), Extra Bosque Maia (Av. Salgado Filho, 1301, Guarulhos-SP) e Assai Nordestina (Av. Nordestina, 3077 - Vila Nova Curuca - SP).

Programa Nacional de Reciclagem da Scotch-Brite

Desenvolvida pela 3M em parceria com a TerraCycle, e lançada em junho de 2014, a iniciativa, que já conta com mais de 5.000 pontos de coleta em todo o país, é a única no mundo a utilizar esponjas de limpeza doméstica usadas na fabricação de novos produtos. Para fazer o descarte ambientalmente correto, basta levar as esponjas, de qualquer marca e tamanho, até as lojas. O material coletado é transformado em matéria-prima para a fabricação de novos produtos de plástico, como baldes, lixeiras e pás de lixo. Além disso, as esponjas enviadas para a reciclagem geram uma doação de recursos financeiros para ONGs e escolas públicas.

Além de levar as esponjas a serem descartadas até os pontos de coleta, também é possível enviá-las gratuitamente pelos Correios. Para isso, basta se cadastrar no site, juntar as esponjas e imprimir uma etiqueta pré-paga dos Correios na página do programa. Neste link, também é possível ter acesso aos endereços de todos os pontos de coleta de esponjas do programa.

Sobre a TerraCycle

A TerraCycle é líder global em soluções ambientais para resíduos de difícil reciclabilidade e responsável por transformar, nos 21 países onde atua, mais de 2 mil toneladas de lixo/mês em matéria-prima para gerar novos produtos, como baldes, vasos, bancos, entre outros. Por meio de seus programas de reciclagem, a TerraCycle engaja globalmente mais de 80 milhões de consumidores, verdadeiros protagonistas desta transformação socioambiental, que não só viabiliza o tratamento ambientalmente correto dos resíduos, como também promove doações a instituições sem fins lucrativos escolhidas pelos próprios participantes.

A empresa foi vencedora na categoria “Melhor Exemplo em Resíduos Sólidos” com o projeto “Programas nacionais de reciclagem” na IXª edição do Prêmio Hugo Werneck, maior premiação ambiental do Brasil realizada pela Revista Ecológico. Confira aqui!


Postar comentário