Emissão de gases de efeito estufa pode atingir nível máximo na próxima década

Análise da Bloomberg New Energy Finance (BNEF) alerta para avanço nas emissões
Matheus Muratori - redacao@souecologico.com
Clima
Publicado em: 20/12/2019

Um artigo publicado no portal na última terça-feira (17), da Bloomberg New Energy Finance (BNEF), uma fornecedora mundial líder de pesquisa primária em energia limpa, alertou sobre a possibilidade de o mundo atingir seu pico de emissões de gases de efeito estufa relacionados à energia na próxima década. A análise foi publicada por Michael Liebreich, contribuidor sénior da empresa, e leva o título: “As emissões de pico estão mais próximas do que você pensa - e aqui está o porquê”.

“Para ser claro, não veremos o declínio exigido pelo Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática – um corte de 20% até 2030 para manter os aumentos da temperatura em 2°C, ou um corte de 45% para ficarmos abaixo de 1,5°C – mas prevejo uma queda da ordem de 5%”, explica na análise.

Analista chama atenção para situação climática no futuro (Foto: Domínio público)
Analista chama atenção para situação climática no futuro (Foto: Domínio público)

Liebreich considera tendências como a do aumento das energias renováveis e da eletrificação para apoiar seu argumento. Embora observe que isso não será suficiente “para nos colocar totalmente no caminho certo para evitar os terríveis impactos da mudança climática”, Liebreich diz que isto será uma verdadeira “mudança no jogo” que demonstrará “até mesmo ao mais pessimista que podemos dobrar o arco”.

Ele também analisa o resultado da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2019, a COP 25, realizada em Madri, na Espanha, entre 2 e 13 de dezembro. Novamente, ele apresenta uma visão otimista dos próximos anos para a diplomacia climática.

“Em 2030, acredito que começaremos a ter um vislumbre de esperança no final do túnel da mudança climática. Até lá teremos afunilado os cenários futuros, evitado o pior e observado o fim do pico de emissões”.


Postar comentário