Energia solar cresce 134,97% no primeiro trimestre de 2019

Nos primeiros três meses deste ano, ocorreram 13.941 novas instalações no Brasil
Matheus Muratori - redacao@souecologico.com
Sustentabilidade
Publicado em: 20/05/2019

A utilização de energia solar no Brasil vem ganhando espaço a cada ano. De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em 2016, existiam 45 usinas de geração de energia solar. Em 2017, outras 36 foram instaladas. Já em 2018, mais 28 usinas entraram no sistema. Entretanto, engana-se que isso se limita a essas grandes construções.

Energia solar é boa para o meio ambiente e para a economia do cidadão (Foto: Pixabay)
Energia solar é boa para o meio ambiente e para a economia do cidadão (Foto: Pixabay)

Ainda segundo a ANEEL, que controla o segmento de geração deste ano, 13.941 novos sistemas foram instalados no país somente nos três primeiros meses deste ano. As instalações recentes variam entre grande e pequeno porte, podendo ser de usinas, prédios e até casas.

No mesmo período de 2018, “somente” 5.933 novas redes solares tinham sido conectadas. A comparação entre os números mostra um crescimento de 134,97% do setor.

Para a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o aumento na procura pela tecnologia se deve principalmente a dois fatores: a queda dos custos nos últimos dez anos e o inverso aumento no valor da conta de luz nos municípios brasileiros.

Existem também vários incentivos oferecidos para quem deseja instalar as placas solares. Entre elas, as isenções tributárias sobre a energia produzida e consumida são as mais buscadas pelas pessoas.

Como se dá o desconto no Brasil

Segundo a BlueSol Energia Solar, toda energia gerada durante o dia e que não é consumida naquele momento é enviada à rede elétrica pública. Ela é “emprestada” para a distribuidora local. que compensa posteriormente o consumidor com créditos energéticos.

O consumidor, então, usa esses créditos para abater da energia que consumiu da rede nos momentos em que o sistema não está produzindo, ou seja, à noite, e dessa forma consegue reduzir em até 95% a sua conta de luz. Esse sistema de créditos é o grande marco do segmento distribuído criado pela ANEEL em 2012, que projeta um público total de 886.700 brasileiros com energia solar até 2024.

Brasil é um ótimo lugar para investir na energia solar

Segundo informações da Engie, o Brasil possui uma localização privilegiada em relação à energia solar. Em função do clima e posição geográfica entre os trópicos, o país recebe níveis de irradiação extremamente elevados ao longo de todo o ano.

Benefícios da energia solar para o meio ambiente

Capacidade de renovação;

Redução das emissões de fases de efeito estufa;

Energia limpa, renovável e sustentável;

Baixo impacto ambiental;

Aquecimento da água do próprio local onde será usada;

Não faz barulho;

Energia inesgotável;

Manutenção mínima;

Ocupa pouco espaço;

Pode ser utilizado em áreas remotas.


Postar comentário