Estados Unidos notificam ONU por saída do Acordo de Paris

Presidente Donald Trump acredita que tratado reduz o crescimento econômico do país
Matheus Muratori - redacao@souecologico.com
Política Ambiental
Publicado em: 05/11/2019

Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump enviou uma notificação oficial à Organização das Nações Unidas (ONU) nessa segunda-feira (4) no qual anuncia a saída do país do Acordo Climático de Paris. As eleições estadunidenses acontecem daqui a 364 dias, e não é impossível que a decisão ainda seja revisada.

Desde que assumiu como presidente dos Estados Unidos, em janeiro de 2017, Trump tornava público a vontade de o país deixar o acordo. Segundo o mandatário republicano, o acordo reduz o crescimento econômico do país.

O aviso aconteceu no primeiro dia em que é possível deixar o acordo. Segundo as regras, os Estados Unidos têm um ano para oficializar a saída do grupo de signatários, por isso uma revisão não é descartada.

Agora, Estados Unidos têm um ano para oficializar a saída do Acordo de Paris (Foto: Domínio público)
Agora, Estados Unidos têm um ano para oficializar a saída do Acordo de Paris (Foto: Domínio público)

"Hoje, os EUA começaram o processo de saída do Acordo de Paris. Conforme os termos do acordo, os EUA apresentaram uma notificação formal de sua retirada às Nações Unidas. A saída terá efeito um ano depois da entrega da notificação", disse o secretário de Estado, Mike Pompeo.

O Acordo de Paris, firmado em 2015, é o maior pacto já elaborado para enfrentar a crise climática. Ele estabelece um plano de ação mundial para limitar o aquecimento global a partir de 2020. O Brasil é signatário do acordo, mas o presidente Jair Bolsonaro (PSL) já disse que pretende retirar o país o tratado.


Postar comentário