Estudantes retiram 30 quilos de lixo da Ilha do Mel, no Paraná

Ação faz parte da aula de biologia dos alunos da 2ª série do ensino médio
Da Redação / Ecológico - redacao@souecologico.com
Meio Ambiente
Publicado em: 30/04/2019

Os alunos do Colégio Marista Paranaense colocaram a teoria em prática e verificaram como a preservação do meio ambiente acontece e porque é tão importante para a sobrevivência da humanidade. A turma de 44 jovens da 2ª série do ensino médio visitou a Ilha do Mel, no litoral do Paraná, para conhecer de perto a fauna e a flora da reserva ecológica que preserva centenas de hectares de Mata Atlântica.

Divulgação/Colégio Marista Paranaense
Divulgação/Colégio Marista Paranaense

Entre as ações realizadas pelos jovens, cerca de 30 quilos de lixo foram recolhidos das praias. A limpeza já faz parte da tradição do colégio, que há dez anos realiza as aulas de campo na ilha. De acordo com o biólogo e professor de biologia do Colégio Marista Paranaense, Antônio Inácio Souza, mais que ensinar, ter a experiência na prática é algo que sensibiliza sempre.

“Conhecer a Ilha do Mel e estudar o ecossistema único que temos na região é uma experiência muito rica. Além de trazer conhecimento, é a melhor forma de trazer conscientização para os alunos e para todos que os cercam”, explicou Souza.

Estudos estimam que os oceanos recebem cerca de 25 milhões de toneladas de lixo por ano e o Brasil é responsável por pelo menos dois milhões de toneladas. Todo esse resíduo acaba poluindo os mares e também as costas, afetando a vida marinha e a vegetação litorânea.

“Não basta apenas não jogar lixo nas praias e nos oceanos. Precisamos repensar nossa relação com materiais que duram por centenas de anos e são usados por apenas um breve período de tempo”, finalizou o professor.


Postar comentário