Exposição sensorial oferece experiência imersiva no universo da água

Mostra alerta sobre produção de bens de consumo e os diferentes impactos ambientais
Da Redação / Ecológico - redacao@souecologico.com
Preservação
Publicado em: 17/09/2019

Entre os meses de setembro e dezembro de 2019, a Unibes Cultural exibirá a exposição O Ser Humano e a Água, uma experiência sensorial imersiva e lúdica que propõe discussão e conscientização acerca da preservação dos recursos hídricos.

O objetivo da mostra é transcender o debate sobre o tema e ampliar as reflexões sobre novos hábitos em relação à água, alertando o público sobre a quantidade que se gasta na produção de bens de consumo e identificar os diferentes impactos ambientais causados por esse comportamento. "A água é um recurso fundamental para a nossa sobrevivência. Pensando nisso, desenvolvemos uma exposição com instalações interativas que debatem e alertam a importância do consumo consciente para que crianças e adultos se surpreendam", afirma Bruno Assami, diretor executivo da Unibes Cultural.

A exposição será distribuída em sete ambientes interativos e instagramáveis. "Túnel Sensorial: Estados da Água", "Quanta Água", "Somos Água", "Matemática da Água", "Da Natureza Para a Sua Casa", "Sala das Águas" e "Sala da Cachoeira" são os temas dos espaços construídos por artistas convidados. "O percurso inteiro tem como objetivo levantar uma problemática e impactar, educar e conscientizar o público de que somos capazes de transformar a atual situação do meio ambiente", afirma a curadora da exposição, Patrícia Egel Secco.

Foto: Domínio Público
Foto: Domínio Público

O circuito terá início em um túnel sensorial em que o visitante passa pelos estados da água (sólido, líquido e gasoso), seguindo por um segundo cenário que apresenta a quantidade de água que possuímos no corpo por meio de uma ativação tecnológica, unindo cenografia e áudio. No terceiro espaço, os visitantes serão convidados a uma importante reflexão em relação à quantidade de água presente no planeta e no ser humano. Na quarta etapa, é possível encontrar as utilizações de água pelo ser humano, desde as mais básicas e vinculadas à sobrevivência, até a produção de bens de consumo e seu uso industrial. A exibição do caminho da água desde sua origem até a casa dos brasileiros fica por conta do quinto cenário. Em seguida, a exposição instiga o imaginário para mostrar o dano causado aos oceanos pela espécie humana e o papel importante dos cidadãos para ajudar o meio ambiente por meio de uma projeção surpreendente. E, por fim, os visitantes atravessarão uma "cachoeira de lixo", uma produção artística que tem como objetivo chamar a atenção para a quantidade de resíduos que produzimos.

Serviço

Exposição: O Ser Humano e Água

Data: de 13 de setembro a 22 de dezembro (exceto às segundas-feiras)

Horário: das 10h30 às 18h30 (entrada até às 17h30)

Valor: R$20 e R$10 (meia-entrada)

Classificação Livre

Espaço Acessível

Entrada gratuita às sextas-feiras

Local: Unibes Cultural (Rua Oscar Freire, 2500 - Sumaré, São Paulo – SP)

Para mais informações, acesse aqui!


Postar comentário