Feijão: o preferido entre craques e estrelas

Neymar, Gisele Bündchen e Sabrina Sato estão entre os brasileiros que já admitiram não viver sem o grão, um dos alimentos mais ricos da culinária nacional
Alimentação
Publicado em: 27/02/2019

O feijão é um dos principais alimentos da culinária brasileira, não só porque forma uma ótima combinação com o arroz, mas também pelos benefícios e nutrientes que oferece.

É por isso que o craque Neymar, a apresentadora Ticiane Pinheiro, a velejadora Isabel Swan, a modelo Gisele Bündchen, a atriz Mariana Rios, os cantores Seu Jorge e Anitta, além do humorista Renato Aragão e de sua filha, Lívia, bem como da apresentadora Sabrina Sato e da atriz Taís Araújo já declararam não descartar o alimento em sua dieta.

Uma porção de feijão é composta, em maior quantidade, por três nutrientes essenciais na alimentação diária: fibra alimentar, ferro e proteína, vitaminas recomendadas para quem pratica muito exercício físico, como é o caso da maioria desses famosos. Principalmente de Neymar e Isabel Swan, atletas que pretendem estar na próxima Olimpíada, em Tóquio, no ano que vem.

Foto: Domínio Público
Foto: Domínio Público

Além de fortalecer os músculos e evitar cãibras, o feijão também melhora o funcionamento do sistema imunológico, auxilia na calcificação dos ossos e contribui para a recuperação muscular pós-exercícios.

Em relação ao combate a doenças, o alimento evita anemias, câncer de cólon, diabetes, prisão de ventre e também doenças cardiovasculares. “Ao falar dos alimentos, não podemos nos esquecer das boas qualidades nutricionais. No caso do feijão, principalmente para mulheres, ele é fundamental na reposição de ferro no organismo, devido à perda do nutriente no ciclo menstrual”, acrescenta o cardiologista e nutrólogo Fábio Cesar dos Santos.

Rico em ferro

No caso de grávidas, como Ticiane Pinheiro, o alimento ajuda a combater estrias e ajuda a fortalecer as unhas, que enfraquecem no período de gestação. Já para as lactantes, como Sabrina Sato, há o mito de que o feijão causa cólicas nos bebês. Não é verdade. Pelo contrário, ele é essencial para a mãe, por ser rico em ferro.

E para quem tem a rotina muito atarefada como os famosos citados? O feijão melhora a produtividade por conter zinco e selênio que refletem na energia, na concentração e no combate ao estresse e à fadiga. Ou seja, motivos não faltam para provar que o feijão é indispensável numa dieta saudável e balanceada.

Foto: Domínio Público
Foto: Domínio Público

Bom apetite!


Postar comentário