Gerdau se torna signatária do Pacto Global da ONU

Iniciativas de sustentabilidade estão entre prioridades da companhia
Da Redação / Ecológico - redacao@souecologico.com
Mineração
Publicado em: 14/08/2019

Na última quinta-feira (8), a Gerdau tornou-se signatária do Pacto Global, da Organização das Nações Unidas (ONU), firmando seu compromisso de ser uma companhia com ações dedicadas à responsabilidade social e alinhada com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU. Ao todo, 800 instituições públicas e privadas do Brasil já aderiam ao compromisso.

O Pacto Global é o maior movimento de sustentabilidade do planeta, composto por iniciativas de política estratégica para empresas comprometidas a se enquadrar nos 10 princípios globais de direitos humanos, ética e transparência.

“Nós temos uma estratégia de sustentabilidade focada no convívio em harmonia entre a empresa e a sociedade. Buscamos contribuir para uma economia mais circular, em uma sociedade mais diversa e com um ambiente melhor para as futuras gerações”, afirma Paulo Boneff, gerente de responsabilidade social corporativa da Gerdau.

Divulgação/Gláucia Rodrigues
Divulgação/Gláucia Rodrigues

Comitê Brasileiro do Pacto Global

O próximo passo, para a Gerdau, é identificar com quais objetivos de desenvolvimento sustentável a produtora de aço está contribuindo diretamente e avaliar novas oportunidades. Compromissos como igualdade de gênero, emprego digno e crescimento econômico, indústria, inovação e infraestrutura, cidades e comunidades sustentáveis e consumo e produções responsáveis são algumas das temáticas que fazem parte dos 17 ODS.

A Gerdau tem interesse em se tornar parte do Comitê Brasileiro do Pacto Global, de forma a contribuir cada vez mais no cenário brasileiro. “Pelo que estudamos, o Comitê possui 48 empresas e planejamos ser a primeira representante da indústria do aço a integrar o grupo, a partir de 2020”, completa Boneff.

Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 13 mil membros em quase 80 redes locais, que abrangem 160 países.

A Rede Brasil do Pacto Global tem conquistado cada vez mais espaço e relevância dentro do setor empresarial brasileiro e dentro da própria estrutura do Pacto Global. É a terceira maior rede do mundo, com quase 800 membros.

Fonte: BCW-Global


Postar comentário