Google anuncia investimento bilionário em energias renováveis

Ao todo, serão gastos cerca de 2 bilhões de dólares em energia eólica e solar
Matheus Muratori - portal@souecologico.com
Sustentabilidade
Publicado em: 25/09/2019

Por meio do blog do Google, o diretor-executivo da empresa anunciou que foi acordado um investimento bilionário em energias renováveis. A ação, divulgada na última quinta-feira (19) pelo empresário estadunidense Sundar Pichai, é considerada o maior fomento empresarial sustentável da história.

No pacote de compras estão contratos de 1.600 megawatts e 18 novos acordos na área de energia. “Juntas, essas operações aumentam em quase 50% nossa carteira global de fazendas de energia solar e eólica, atingindo mais de 5.000 megawatts”, diz Sundar no comunicado publicado no blog do Google.

Os novos contratos exigem a construção de uma infraestrutura de energia no valor de 2 bilhões de dólares, que inclui milhões de painéis solares e centenas de turbinas eólicas em três continentes. O portfólio de energia renovável do Google tem, ao todo, 52 projetos, que correspondem a 7 bilhões de dólares em novas construções.

Uma das 'fazendas solares' adquiridas pelo Google (Foto: Divulgação/Google)
Uma das 'fazendas solares' adquiridas pelo Google (Foto: Divulgação/Google)

Somente nos Estados Unidos, a compra será de 720 megawatts (MW) de energia das chamadas “fazendas solares”. "Isso mais do que dobra a capacidade da carteira solar global que tínhamos até o momento", escreve Sundar. Na América do Sul, serão acrescentados 125 MW de capacidade em energias renováveis.

Essa movimentação marca também a primeira assinatura de um contrato para energia híbrida da empresa. Desde 2017, o Google tem se destacado quanto à sustentabilidade: tornou-se a primeira a preencher 100% de seu uso de eletricidade com fontes de energia renováveis naquele ano. Ela atingiu o feito novamente em 2018 e espera chegar à meta neste ano.


Postar comentário