Helton Muniz lança novo livro sobre frutas

Pesquisador que venceu na categoria Melhor Exemplo em Flora no Prêmio Hugo Werneck em 2018, prepara nova obra sobre espécies nativas e exóticas
Da Redação / Ecológico - redacao@souecologico.com
Estante Verde
Publicado em: 18/09/2019

O pesquisador Helton Josué Muniz, o maior plantador de árvores frutíferas do Brasil Campina do Monte Alegre em São Paulo lançou recentemente o “Colecionando Frutas Vol. 2”. O livro é a continuação da série “Colecionando Frutas” e o Volume 1 apresentou 100 espécies frutíferas, publicado em 2.008.

A obra tem como objetivo divulgar informações de mais 85 espécies frutíferas diferentes e pouco conhecidas que tem grande valor para a alimentação e fortalecimento da agricultura familiar.

Segundo o autor, as espécies estão organizadas por nome indígena seguindo a ordem alfabética. Cada tipo é descrito separadamente iniciando com os subtítulos: ‘nomenclatura, origem e história’; seguido da ‘descrição da planta’, ‘ecologia’, ‘praticas culturais’ e ‘utilizações e propriedades’. Nesse segundo volume há o subtítulo inovador “Ecologia” e o autor apresenta características sociológicas das espécies como o número de indivíduos que ocorre em um hectare da vegetação nativa, bem como quais são as arvores ou plantas companheiras no ambiente em que a espécie tipo ocorre.

Também serão apresentadas informações detalhadas sobre a polinização das flores, bem como fascinantes informações sobre os animais e pássaros que se alimentam dos frutos e dispersam as sementes. Para adquirir o exemplar, acesse aqui!


Postar comentário