Irlanda busca zerar emissão de carbono até 2050

Atualmente, 85% da energia consumida no país é conseguida por meio de combustíveis fósseis
Matheus Muratori - redacao@souecologico.com
Clima
Publicado em: 19/06/2019

O governo da Irlanda divulgou, na última segunda-feira (17), um plano para que a emissão de gases do efeito estufa seja reduzido drasticamente nos próximos anos. A princípio, a ideia seria de zerar as emissões líquidas do país até 2050.

Domínio público
Domínio público

No total, serão quase 200 medidas que incluem cobrança de imposto sobre emissões do dióxido de carbono e até uma linha multibilionária para reformar edificações e financias cerca de um milhão de veículos elétricos. Para 2030, o planejamento do governo prevê a reforma de 500 mil residências e uma matriz elétrica 70% renovável.

Leo Varadkar, primeiro-ministro da Irlanda, comentou a nova maneira de pensar instituída no país. “Vamos mudar como a eletricidade é gerada e consumida, como nossas casas e locais de trabalho são aquecidos, o modo pelo qual viajamos, os tipos de veículos que compramos e como nosso alimento é produzido. Acima de tudo, vamos desacoplar o aumento das emissões do crescimento econômico. Este plano representa a soma das nossas esperanças para o futuro”.

Atualmente, 85% da energia consumida na Irlanda é conseguida por meio de combustíveis fósseis.


Postar comentário