‘Amigas da horta’, joaninhas estão disponíveis para doação em BH

Ação, da Prefeitura de Belo Horizonte, está em vigor desde 2018
Matheus Muratori - redacao@souecologico.com
Meio Ambiente
Publicado em: 07/10/2019

A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou, neste mês, a distribuição de joaninhas e crisopídeos à população que solicitar os animais. Eles são conhecidos por serem “amigos da horta”, pois comem pragas e parasitas, como pulgões e cochonilhas, de hortas e jardins sem o uso de agrotóxicos ou pesticidas.

A ação é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Os profissionais produzem os animais em uma biofábrica no Parque das Mangabeiras, na Zona Sul de BH. A doação acontece mediante cadastro (enviar e-mail de solicitação a biofabrica@pbh.gov.br) e disponibilidade de insetos.

O "kit joaninha" contém dez larvas dos insetos. Com elas, também são oferecidas sementes, que servem de alimento ao animal. O kit poderá ser buscado em cerca de um mês, em local a ser definido.

Os insetos estão sendo liberados em hortas e utilizados no arbóreo da cidade para o controle de pragas. A equipe de profissionais oferece, também, palestras e exposições para divulgação da importância desses "amigos naturais", sua correta utilização e preservação da fauna nas cidades.


Postar comentário