"Lavanderia ecológica" é inaugurada em BH

Primeira franquia da Restaura Jeans na capital mineira foi aberta nessa segunda (20)
Matheus Muratori - redacao@souecologico.com
Sustentabilidade
Publicado em: 21/05/2019

O slogan “lavanderia ecológica” logo na entrada da franquia da Restaura Jeans de Belo Horizonte não é à toa. A loja, localizada no Bairro Lourdes, Região Centro-Sul da capital mineira, tem a sustentabilidade como uma das premissas de trabalho. O estabelecimento, que realiza serviços como revitalização do couro, tingimento profissional, costura e customização de peças de vestuário, foi inaugurado nessa segunda-feira (20).

Paulo Conrad e Edmar do Carmo são os responsáveis pela chegada da franquia a BH (Foto: Alessandro Marques/Restaura Jeans)
Paulo Conrad e Edmar do Carmo são os responsáveis pela chegada da franquia a BH (Foto: Alessandro Carvalho/Restaura Jeans)

A chegada da franquia a BH se deu graças ao investimento do empresário Edmar do Carmo, de 49 anos. O franqueado explicou o motivo da Restaura Jeans ser conhecida como uma “lavanderia ecológica”.

“Temos um serviço de lavanderia que usa produtos biodegradáveis, não vai nada para o meio ambiente. Além de revitalização do couro, tingimento profissional, costura, customização. Aqui, uma bolsa pode deixar de ir para o lixo e virar outra coisa, assim como uma calça. Ninguém tem isso em um espaço só. Esse é o nosso diferencial”, disse o empresário, ao Sou Ecológico.

Edmar explicou ainda a diferença no consumo de água utilizada para a produção de uma calça jeans nova e para o tingimento. Segundo o empresário, a loja também trata todo aquele líquido que foi utilizado no serviço antes de retorná-lo ao meio ambiente.

“Um processo de confecção de uma calça, desde o início, uma calça jeans, desde o início até chegar na loja, tem um consumo 1.840 litros de água. Se for tingir sua roupa, renová-la, o processo de tingimento, no máximo, gasta 70. São esses fatores que nos levaram a investir nesse projeto”, concluiu Edmar, que pretende abrir mais lojas da rede em BH nos próximos anos.

Os serviços da Restaura Jeans variam entre R$ 10 e R$ 100, e o tempo de espera para uma peça que precisa de revitalização do couro ou tingimento é de aproximadamente 15 dias. Isso porque esses dois processos são realizados na matriz da rede, na cidade de Laguna, no Sul Catarinense. As outras demandas podem ser executadas em dois dias.

O diretor executivo da rede, Paulo Henrique Conrad, de 28 anos, se animou com a instalação da rede em BH. A Restaura Jeans tem mais de 230 operações no Brasil (além de BH, tem mais quatro em Minas Gerais: Manhuaçu, Montes Claros, Pouso Alegre e Uberlândia) e cerca de 1.200 pessoas empregadas. O CEO também explicou os desafios de implantar esse tipo de negócio no país.

"Essa aqui é mais do que especial, porque é nossa primeira loja nesta capital tão importante para o cenário nacional, que é BH. Não posso focar minha venda e posicionar o produto só ecológico. Tenho que direcionar também na questão da economia, pois a pessoa deixa de comprar uma outra peça para restaurar a que já tem. Infelizmente, o brasileiro ainda não tem disposição e até condição a pagar o preço que a ecologia pede. Cuidar do meio ambiente, ter uma empresa sócio e ambientalmente correta, gera custos que você não consegue passar na ponta. Pois são necessários produtos diferenciados, como máquinas, e até pesquisas e estudos", explicou o diretor.

A rede

Paulo esteve em BH para a inauguração e, por fim, explicou como se formou a Restaura Jeans. O diretor, que vive em Laguna, contou que o trabalho teve início com o pai, Flávio Conrad, de 53 anos.

“No início, meu pai viu como uma grande oportunidade de gerar uma renda extra. Mas, depois, o negócio caminhou tanto que era possível viver disso. O grande toque foi quando ele percebeu que as pessoas, além de querer restaurar uma peça pelo custo-benefício, pensavam nesta 'necessidade' de comprar mais uma peça, gastar de novo, gastar mais tantos litros de água em produção. Aí deslanchou, e hoje está em todo o Brasil”, finalizou.


Postar comentário


Comentários

  • Santuza

    Santuza 9 months ago

    Parabéns aos diretores e empreendedores!!! Tem tudo p expandir!!! Pensar e agir sustentavelmente é necessário!! Muito Sucesso!!

  • Maria helena

    Maria helena 9 months ago

    Parabéns pela iniciativa!! Temos que cuidar do meio ambiente!!!

  • Márcia Mendonça de Castro Silva

    Márcia Mendonça de Castro Silva 9 months ago

    Parabéns!!!Projeto maravilhoso que leva em conta uma nova maneira inteligente de Viver!!!