Leilão de camisa da Seleção Brasileira Feminina de basquete será revertido em limpeza de áreas afetadas por óleo

Litoral do país sofre com vazamento de óleo desde o fim de agosto deste ano
Matheus Muratori - redacao@souecologico.com
Meio Ambiente
Publicado em: 25/11/2019

A Confederação Brasileira de Basketball (CBB) colocou, na última sexta-feira (22), uma camisa da seleção feminina em leilão. O valor arrecadado será doado a uma instituição do Nordeste, ainda a ser escolhida, que trabalhe na despoluição das áreas afetadas pelo vazamento de óleo. O lance inicial foi de R$ 1 mil (clique aqui para dar seu lance).

A camisa leiloada foi utilizada em jogo durante a Copa América deste ano, no qual a equipe nacional na terceira posição. A peça é da pivô Nádia Colhado, atualmente no Flames Carollo, da França. Esta é uma ação do CBB Cuida, braço social da confederação lançado em outubro deste ano.

Óleo agoniza o litoral nordestino deste o fim de agosto de 2019 (Foto: Adema/Governo de Sergipe)
Óleo agoniza o litoral nordestino deste o fim de agosto de 2019 (Foto: Adema/Governo de Sergipe)

Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), até a última quarta-feira (20), 675 áreas foram afetadas pela substância poluente. O levantamento aponta que elas estão espalhadas por 116 municípios de dez estados: nove da Região Nordeste (Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e um da Região Sudeste (Espírito Santo).

No sábado, entretanto, o material ainda sem origem conhecida oficialmente chegou ao estado do Rio de Janeiro. Em nota divulgada, o Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado pela Marinha, Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Ibama confirmou que cerca de 300 gramas de pequenos fragmentos de óleo foram detectados e removidos na Praia de Grussaí, na cidade de São João da Barra.

Camisa foi utilizada em jogo pela pivô Nádia Colhado (Divulgação/CBB)
Camisa foi utilizada em jogo pela pivô Nádia Colhado (Divulgação/CBB)

Postar comentário