Levantamento aponta extinção da araucária até 2070

Universidade de Reading, na Inglaterra, revelou esse complicado panorama ambiental
Matheus Muratori - redacao@souecologico.com
Meio Ambiente
Publicado em: 04/10/2019

A Floresta com Araucárias já teve 20 milhões de hectares de extensão em todo planeta. Atualmente, estima-se que essa cobertura vegetal seja de 1% a 3% desse primeiro número. E a perspectiva para o futuro não é das melhores.

Segundo estudo publicado este ano na Wiley Online Library, da Universidade de Reading, na Inglaterra, a araucária (Araucaria angustifolia) deve ser totalmente extinta até 2070. Esse é o resultado da intensa e predatória exploração madeireira e do manejo inadequado das sementes.

Araucária ocorre predominantemente nos estados do Sul do Brasil e em algumas regiões serranas do Sudeste (Foto: Marcos Mark)
Araucária ocorre predominantemente nos estados do Sul do Brasil e em algumas regiões serranas do Sudeste (Foto: Marcos Mark)

O cenário se agrava graças às mudanças climáticas, que interferem nesse e em outros ecossistemas. Para os cientistas, apenas intervenções direcionadas podem ajudar a garantir a sobrevivência da espécie na natureza.

Componente importante da Mata Atlântica, a araucária ocorre predominantemente nos estados do Sul do Brasil e em algumas regiões serranas do Sudeste. Conhecida como símbolo do Paraná, a árvore de grande porte pode atingir 50 metros de altura.

Atualmente, os poucos remanescentes da espécie estão localizados em pequenas e médias propriedades rurais, que asseguram aos agricultores uma importante fatia de renda por meio da extração do pinhão (semente da araucária) e das folhas de erva-mate, que fazem parte do ecossistema da Floresta com Araucárias.


Postar comentário