Maior emissora de gases de efeito estufa da Europa quer ser carbono-neutro até 2040

Empresa é a segunda maior produtora de energia elétrica da Alemanha
Da Redação / Ecológico - redacao@souecologico.com
Sustentabilidade
Publicado em: 01/10/2019

A empresa alemã de energia elétrica RWE pretende iniciar uma “nova era” a partir dessa segunda-feira (30). A companhia lançou um plano para, até 2040, zerar as emissões de gases de efeito estufa. A instituição lidera as emissões da Europa e é a segunda maior geradora de eletricidade da Alemanha.

“Hoje (segunda-feira) começa uma nova era na RWE”, disse Rolf Martin Schmitz, diretor-executivo da empresa, em um evento na cidade de Essen, na Alemanha, para apresentar o novo planejamento. “Toda energia tem seu tempo. Agora chega a era das energias renováveis”, completou.

A promessa acontece algumas semanas depois de reguladores europeus assinarem um acordo de troca de ativos, de 43 bilhões euros, entre a RWE e a concorrente Eon. O novo trato foi feito com a intenção de reorganizar o mercado de energia da Alemanha, e parece já dar resultado.

RWE já começou a investir em energias renováveis (Foto: Divulgação/RWE)
RWE já começou a investir em energias renováveis (Foto: Divulgação/RWE)

A RWE vem comprando plantas eólicas e se posicionando no mercado fotovoltaico. Além de expandir estes negócios, a empresa se comprometeu a fechar suas térmicas a carvão.

Gerente de campanha de Clima e Energia do Greenpeace da Alemanha, Karsten Smid comentou o movimento da RWE. “A RWE está tentando vender o inevitável a título de proteção climática. As metas climáticas europeias e o aumento crescente da eficiência das renováveis significam que a última planta a carvão terá que ser fechada bem antes de 2040”, disse, ao Financial Times.


Postar comentário