Maior parte dos incêndios da Amazônia são em Terras Indígenas

Terras Indígenas têm sido alvos preferenciais dos incendiários
Da Redação / Ecológico - redacao@souecologico.com
Meio Ambiente
Publicado em: 29/08/2019

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou nessa quarta-feira (28) da destruição quase completa causada por incêndios florestais na Terra Indígena (TI) Areões, no nordeste do estado de Mato Grosso. Foram quase 220 mil hectares de muita destruição naquela TI, onde vivem cerca de 1.500 xavantes. Foram encontradas no chão espécimes de ipê, roxinho e jatobá, sinal da invasão da TI por madeireiros antes de alguém tocar fogo.

Divulgação/Ibama
Divulgação/Ibama

As Terras Indígenas têm sido alvos preferenciais dos incendiários. Na última segunda-feira, houve a contabilização de focos de incêndio em 148 TIs feita pelo Instituto Socioambiental (ISA). Colocando mais gasolina na fogueira, Bolsonaro voltou a atacar as Terras Indígenas em reunião com governadores dos estados da Amazônia, no que foi apoiado por governadores presentes. Há quem entenda estas falas como autorização para invadir e destruir o que não é seu.

A Folha denunciou que centenas de invasores estariam se preparando para atacar aldeias xikrin na Terra Indígena Trincheira Bacajá, no Pará. O Ministério Público Federal pediu uma operação da Polícia Federal em caráter de urgência.

Fonte: Climainfo


Postar comentário