Conheça a máquina que é espremedor de laranjas e impressora de 'copos ecológicos'

Máquina italiana ficará em exposição em grandes feiras tecnológicas no país
Matheus Muratori - redacao@souecologico.com
Sustentabilidade
Publicado em: 15/10/2019

Uma máquina que consegue espremer a laranja e, com os resíduos da fruta, produzir o copo para que você beba seu suco 100% natural. Sim, isso existe e já está em exposição na Itália.

A invenção foi projetada pelo escritório italiano de design inovação Carlo Ratti Associati, em parceria com a petrolífera Ente Nazionale Idrocarburi (ENI). O dispositivo é um exemplo primordial sobre o que é e como funciona a economia circular.

A produção do suco é convencional e semelhante ao de uma máquina caseira. A confecção do copo é o ponto impressionante, pois ele é feito com uma impressora 3D acoplada. Ela separa as metades da fruta, e os resíduos são conduzidos por um tubo.

Esses resíduos são secos, moídos e misturados com ácido polilático (PLA) – ácido orgânico, de origem biológica – e dão origem ao chamado “material bioplástico”. Aquecido e derretido, o composto pode ser usado para a impressão de copos e, futuramente, para outros fins.

A máquina, foi nomeada de “Feel The Peel” (“Sinta a Casca”, em tradução livre), tem 3,10 metros de altura e armazena até 1.500 laranjas. Ela está sendo exposta em um evento tecnológico em Rimini, na Itália, e rodará o país para que as pessoas conheçam a invenção.


Postar comentário