Minas Gerais é eleito o melhor destino histórico e de natureza do Brasil

Levantamento foi realizado pelo Dafafolha e levou em consideração viagem de paulistanos
Matheus Muratori - redacao@souecologico.com
Turismo
Publicado em: 25/06/2019

Um levantamento do Datafolha divulgado nessa segunda-feira (24) apontou que Minas Gerais é o melhor destino histórico e de natureza no Brasil. O estudo avaliou as opções de viagem de paulistanos em 50 categorias. Entre os entrevistados, 24% escolheram o estado mineiro pelo legado histórico preservado. As belezas naturais mineiras também colocaram as terras mineiras à frente, com a maioria dos votos (6%) nesse quesito.

Turista em visita ao Pico da Bandeira (Foto: Gabriel Vallim/Agência Estado)
Turista em visita ao Pico da Bandeira (Foto: Gabriel Vallim/Agência Estado)

A cidade de Ouro Preto, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, está em destaque, mencionada espontaneamente por 18% dos participantes da pesquisa. O Centro Histórico do município é um dos Patrimônios Culturais da Humanidade em Minas Gerais.

Minas Gerais concentra outros três Patrimônios Culturais da Humanidade, concedidos pela Unesco: Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas; Centro Histórico de Diamantina; e Conjunto Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte. O estado é líder no quesito em todo Brasil.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Marcelo Matte, o resultado da pesquisa serve como incentivo para a continuidade do trabalho que vem sendo desenvolvido em relação ao turismo e ecoturismo no estado.

“Minas Gerais já é referência em turismo histórico e agora vem se firmando, também, como importante destino de natureza no Brasil. Além disso, temos uma gastronomia diferenciada, somos um estado bastante seguro, com um povo receptivo e acolhedor. Temos tudo para tornar a experiência do viajante em Minas Gerais cada vez mais prazerosa e temos trabalhado incansavelmente para melhorar os serviços turísticos ofertados no estado, sem perder de vista o cuidado com as nossas riquezas culturais e naturais”, ressaltou, à Agência Minas.

Minas Gerais também teve confirmado seu alto potencial para turismo de natureza na pesquisa. Na preferência dos entrevistados, o estado aparece em primeiro lugar, empatado com um tradicional destino de natureza do Brasil, a cidade de Bonito, em Mato Grosso do Sul.

Parques, estações ecológicas, monumentos naturais e áreas de proteção ambiental figuram entre as 94 unidades de conservação de Minas. Juntos garantem a proteção de quase 2 milhões de hectares nos três biomas existentes no estado: Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga.

A atividade turística está efetivada em 17 parques naturais de Minas Gerais. No estado, não faltam exemplos de atrativos naturais que impressionam. Em Conceição do Mato Dentro, no Parque Estadual Serra do Intendente, fica a terceira maior queda d’água do país, a Cachoeira do Tabuleiro. Outro destaque é o Pico da Bandeira, o terceiro maior do Brasil e primeiro mais alto acessível, localizado no Parque Nacional do Caparaó, na divisa com o Espírito Santo.


Postar comentário