MIS Cine Santa Tereza recebe mostra que discute temáticas socioambientais

Fundação Municipal de Cultura recebe, até 31 de outubro, a itinerância da 8ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental
Da redação* - redacao@souecologico.com
Meio Ambiente
Publicado em: 14/10/2019

Fazem parte da itinerância em Belo Horizonte os filmes de diversos programas da mostra: a Homenagem a Silvio Tendler, o Panorama Internacional Contemporâneo, a Mostra Brasil Manifesto, a Competição Latino-Americana e a Sessão Infantil. Premiados filmes e inéditos no circuito como “Bem-vindo a Sodoma”, “Memórias do Oriente”, “Vulcão de Lama”, “Golpe Corporativo”, “Frente Atômica”, “Ebola: Sobreviventes”, “Mulheres Contra a AIDS” e “GIG – A Uberização do Trabalho” são alguns dos destaques.

O homenageado desta edição, o cineasta Silvio Tendler, é realizador de documentários brasileiros que bateram recorde de público nas salas de cinema do país. Serão exibidas três obras do diretor: “O Fio da Meada” (2019), que acompanha a luta de povos tradicionais brasileiros contra a urbanização opressora, denunciando a violência no campo e nas comunidades; “Dedo na Ferida” (2017), que trata do fim do estado de bem-estar social e da interrupção dos sonhos de uma vida melhor para todos; e “Utopia e Barbárie” (2009), roadmovie que se passa em vários países, focalizando lugares e protagonistas da história, a fim de reconstruir uma narrativa do mundo a partir da Segunda Guerra Mundial.

O Panorama Internacional Contemporâneo traz filmes premiados em diversos festivais internacionais, representando todos os eixos temáticos que fizeram parte da 8ª Mostra Ecofalante: Cidades, Economia, Povos & Lugares, Recursos Naturais, Saúde, Sociobiodiversidade e Trabalho. No total, são 19 títulos programados, representando 12 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Canadá, Estados Unidos, Finlândia, França, Gana, Índia, Paquistão, Reino Unido e Serra Leoa.

Novidade desta edição, a Mostra Brasil Manifesto é dedicada a filmes que constroem um retrato denso e agudo da atualidade do país. Neste programa está “O Amigo do Rei” (2019), híbrido de documentário e ficção que tem como tema o rompimento da barragem da Samarco, em Mariana (MG), e suas consequências.

A Competição Latino Americana traz 19 filmes, produzidos no Brasil, Colômbia, México, Argentina e Venezuela. Entre os destaques brasileiros desta seção está “Empate” (2018), documentário de Sérgio de Carvalho que dá voz aos protagonistas do movimento seringueiro das décadas de 1970 e 80 contra o desmatamento no estado do Acre, refletindo como este momento histórico ecoa ainda hoje na Amazônia e no resto do mundo. Além deste, “Filhos de Macunaíma” (2019), de Miguel Antunes Ramos, que conta a história de três famílias indígenas que vivem na cidade de Boa Vista, no norte do Brasil. Entre os internacionais, o argentino “O Espanto” (2017) fala sobre um povoado onde os remédios caseiros substituem a medicina convencional, e o também argentino “O Quadrado Perfeito” (2018) documenta o mundo da criação de cães de raça pura.

Serviço

8ª Mostra Ecofalante de Cinema | Itinerância BH

Até 31 de outubro

MIS Cine Santa Tereza

Rua Estrela do Sul, 89, Santa Tereza – Praça Duque de Caxias

Entrada gratuita

Para mais informações, entre em contato pelo telefone: (31) 3277-4699


Postar comentário