Na Espanha, Carrefour oferece sacolas de algodão para diminuir uso do plástico

Ação faz parte de uma política de uma conscientização ambiental da rede
Matheus Muratori - redacao@souecologico.com
Sustentabilidade
Publicado em: 20/08/2019

Na Espanha, a rede de supermercados francesa Carrefour passará a oferecer sacolas de algodão aos clientes além das convencionais, feitas de plástico. O movimento foi anunciado em 5 de agosto e já é notado nas unidades do país da península ibérica.

Ação é focada no setor de frutas e legumes do supermercado (Foto: Divulgação/Carrefour)
Ação é focada no setor de frutas e legumes do supermercado (Foto: Divulgação/Carrefour)

A ação tem como foco a área de frutas e verduras do supermercado. Ao invés de utilizar os sacos plásticos disponíveis em rolos convencionais no setor, o cliente poderá comprar, por 3 euros e 99 centavos (R$ 17,93), um saquinho com três unidades da sacola ecológica.

Essas novas sacolas de algodão são laváveis, reutilizáveis e foram projetadas em forma de “rede”, para que a identificação dos alimentos fosse facilitada. Essa é somente uma das ações anunciadas pela rede no país.

Também foi informado que os cliente poderão levar suas próprias sacolas e demais recipientes ao supermercado, a fim de reduzir o consumo e utilização do plástico. A mesma iniciativa já está sendo realizada nas redes Carrefour do Canadá.

Segundo a matriz espanhola da empresa, essas ações complementam uma política de conscientização a favor do meio ambiente. Ainda de acordo com o Carrefour, já houve redução de 80% do plástico em produtos de marca própria, apenas substituindo materiais e repensando embalagens.

O plástico é considerado um dos vilões do meio ambiente. Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), 80% do lixo marinho é composto do material. Também há uma estimativa que a quantidade de plásticos na água supere a de peixes em 2050 caso o ritmo dos últimos anos seja mantido.


Postar comentário