Níveis de gases de efeito estufa na atmosfera atingem novo recorde

Dados são de um boletim da Organização Meteorológica Mundial (OMM)
Matheus Muratori - redacao@souecologico.com
Meio Ambiente
Publicado em: 26/11/2019

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) divulgou, nessa segunda-feira (25), um levantamento relacionado ao nível de gases de efeito estufa na atmosfera em 2018. Segundo os dados do boletim, os níveis atingiram um novo recorde no último ano.

A OMM estima em 407,8 partes por milhão em 2018, ultrapassando a concentração de dióxido de carbono de 405,5 partes por milhão de 2017. A Organização das Nações Unidas (ONU) se manifestou e disse que a tendência de aumento prossegue a longo prazo. O comunicado da ONU ainda indica que as presentes e futuras gerações deverão enfrentar impactos cada vez mais severos da mudança climática.

Nível de gases de efeito estufa em 2018 foi maior do que em 2017 (Foto: Domínio público)
Nível de gases de efeito estufa em 2018 foi maior do que em 2017 (Foto: Domínio público)

O boletim da OMM sobre os gases ressalta que, entre 2017 e 2018, a concentração de CO2 foi muito similar a que foi observada no período anterior. Esse nível esteve ligeiramente acima da média na última década.

Ainda segundo os dados, os níveis globais do gás carbônico ultrapassaram a referência global de 400 partes por milhão, que foram adotadas pelos países em 2015. A OMM também relembra que o dióxido de carbono permanece por séculos na atmosfera e durante períodos ainda mais longos nos oceanos.


Postar comentário