Nosso futuro solar

Começa a corrida ao 10º Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade 2019
Prêmio Hugo Werneck
Publicado em: 24/06/2019

Sob o tema “A Sustentabilidade no Soldas pinturas de Van Gogh à Energia Solar”, já estão abertas as inscrições e indicações para a 10ª edição da maior premiação ambiental do país realizada pela Revista Ecológico em parceria, este ano, com a Fiemg. Para participar desta premiação que, ao longo de uma década, já conta com mais de mil inscrições e indicações registradas vindas de todo o país, é fácil: basta acessar o site www.premiohugowerneck.com.br , fazer o cadastro e preencher os formulários digitais disponíveis. As duas formas de participar são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente online até as 23h59 do dia 05 de setembro próximo.

Sob a temática da energia solar, o objetivo é reconhecer projetos, instituições, cidadãos, empresários, políticos e personalidades que contribuem para a preservação ambiental por meio de iniciativas diversas, incluindo as demais formas de energias limpas, de baixo impacto na natureza.

Além de ser limpa, renovável e sustentável, sem emissões de gases de efeito estufa, resíduos e ruídos, a energia solar não necessita de água para operar, aliviando a pressão sobre os recursos hídricos. E permite, ainda, a redução de gastos com energia elétrica.

“Desde 2017 o Brasil está entre os 10 países que mais investiram em energia solar, sendo Minas Gerais o estado líder em potência instalada, com 148,4 MW, segundo a Aneel. Belo Horizonte se tornou a capital brasileira com mais painéis fotovoltaicos instalados, tanto em indústrias quanto residências. Daí a importância de se investir e divulgar mais sobre a energia solar como uma alternativa sustentável para a matriz energética de nosso país, perante o Acordo de Paris”, afirma o jornalista Hiram Firmino, coordenador do prêmio e diretor da Revista Ecológico.

O Sol também foi fonte de inspiração para o homenageado deste ano do Prêmio Hugo Werneck. Nascido em Zunderth, na Holanda, em 1853, Vincent Van Gogh foi um dos mais influentes pintores da arte mundial. Na contramão de seus colegas contemporâneos, ele se recusou a criar uma visão estética da natureza. Mas, sim, reproduzir, a seu modo, o que Deus já criou perfeito e autossustentável, e é revelado pelo sol. Daí as cores intensas e vibrantes de seus quadros, fruto de sua paixão pela natureza que ele dizia “iluminada por Deus”. E a prática de pintar ao ar livre, para dar um contexto luminoso às obras, tendo a luz solar como essência.

Literalmente enlouquecido com a luz do astro-rei, o pintor holandês, que morreu pobre, vendeu apenas um quadro em vida: o “Vinhedo Vermelho”, em 1888. Mas, hoje, uma das pinturas mais valiosas em todo o planeta é de sua autoria. E se chama, não à-toa, “Os Girassóis” – flores que crescem, como sua obra, acompanhando o movimento natural do sol, responsável pela vida na Terra.

O PRÊMIO

Criado em 2010, a premiação é uma homenagem ao ambientalista Hugo Werneck (1919-2008) e se tornou uma referência nacional. Acumula mais de 1.000 inscrições e indicações recebidas de todas as regiões brasileiras e 136 vencedores e homenageados, tornando-se parte do calendário institucional, empresarial e político do país. Idealizado pela Revista Ecológico e pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), tem como parceiros este ano, além do Sistema Fiemg (Sesi-Senai), o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e seus órgãos colegiados – IGAM, IEF e FEAM. A nível nacional, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Ibama. A supervisão técnica da Fundação Dom Cabral. A legitimação do Centro Hugo Werneck de Proteção à Natureza. O apoio da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda) e o engajamento da Fundação SOS Mata Atlântica.

INFORMAÇÕES GERAIS

Inscrições e indicações

Eloah Rodrigues – (31) 3481-7755

inscricao@premiohugowerneck.com.br

Assessoria de Imprensa

Bruno Frade

bruno@souecologico.com

Site oficial

www.premiohugowerneck.com.br

Redes Sociais

facebook.com/premiohugo


Postar comentário