Livro "Nosso mundo: não temos plano B" tem participação de Marcus Nakagawa

O especialista em sustentabilidade fala sobre consumo consciente e inovação
Da Redação / Ecológico - redacao@souecologico.com
Estante Verde
Publicado em: 19/09/2019

Nosso Mundo: Não temos plano B, lançado pela Sustentare Escola de Negócios, reúne reflexões de professores especialistas em conceitos de sustentabilidade que devem pautar as ações das organizações e dos cidadãos. Nele, o professor da ESPM, Marcus Nakagawa escreve um capítulo em que discute maneiras de incorporar inovação à sustentabilidade em tempos de muita preocupação com a preservação ambiental e com as próximas gerações.

No capítulo que recebeu o nome de “Inovação, sustentabilidade e consumo consciente”, Nakagawa explica como a sustentabilidade se tornou uma nova fronteira de inovação. Baseado no artigo da Harvard Business Review, escrito por Nidumolu, Prahalad e Ragaswami, em 2009, “Por que a sustentabilidade é hoje o maior motor da inovação?”, o especialista destaca os estágios para superar os desafios que surgem dentro das organizações, que aderiram à gestão sustentável e inovadora, e apresenta alguns casos de sucesso.

“É uma honra participar desse livro com personalidades tão fortes na área da sustentabilidade. Essa obra reúne um conteúdo valioso que está escrito de forma simples para melhor compreensão e é uma ferramenta interessante para auxiliar na disseminação do consumo consciente. Afinal de contas, é necessário entender que tomar atitudes sustentáveis é o caminho que precisamos trilhar para cuidar no nosso planeta e o mais legal é que podemos trabalhar com esse livro na Internet, por exemplo, onde podemos atingir um grande número de pessoas”, conta Nakagawa.

Enxergar a política de compliance como uma oportunidade; desenvolver fontes sustentáveis de matéria prima e utilizar fontes de energia renováveis; produzir serviços e produtos mais sustentáveis; gerar novos modelos de negócios e criar plataformas de “próximas práticas” são os estágios apresentados pelo professor. Nakagawa também fala sobre como iniciar esse processo e a maneira que o consumidor enxerga e interage com essas iniciativas. “Minha contribuição na obra com este capítulo se resume em mostrar que é possível tomar iniciativas mais sustentáveis aproveitando as oportunidades”, finaliza.

Nosso Mudo: Não temos plano B, de autoria de Sílvia Quevedo, foi organizado por Vanessa Weber Leite e Wilmar Cidral, e tem como coautores, além de Marcus Nakagawa, os especialistas Reinaldo Bulgarelli, Cecilia Seravalli Soares, Cristina Fedato, Vitor Seravalli, Ricardo Voltolini, Maria e Simon Robinson.

Livro Nosso Mudo: Não temos plano B

Autora: Sílvia Quevedo

Organização e coautores: Vanessa Weber Leite e Wilmar Cidral. Marcus Nakagawa, Reinaldo Bulgarelli, Cecilia Seravalli Soares, Cristina Fedato, Vitor Seravalli, Ricardo Voltolini, Maria e Simon Robinson

Número de Páginas: 91

Acesse aqui e baixe o livro!


Postar comentário