Número de produtores orgânicos cresce no Brasil

Grupo Ecocert apresenta os desafios da certificação no maior evento de ingredientes alimentícios da América Latina, a FiSA
Da Redação / Ecológico - redacao@souecologico.com
Saúde e Meio Ambiente
Publicado em: 20/08/2019

O mercado de orgânicos é um dos que mais cresce no Brasil – o setor faturou R$ 4 bilhões no ano passado, o que corresponde a uma expansão de 20% com relação a 2017. Estes números do Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis) confirmam que o mercado consumidor está buscando uma alimentação mais saudável. Para atender a esta demanda, a produção também aumentou. Em menos de uma década, o crescimento registrado é de 300% no número de agricultores orgânicos, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Pixabay
Pixabay

Para que possam comercializar seus produtos no Brasil com a denominação de “orgânicos”, é necessário que os agricultores regularizem a sua produção obtendo uma certificação através de um Organismo de Avaliação de Conformidade Orgânica (OAC), credenciado pelo MAPA. Um exemplo de OAC é a Ecocert Brasil, subsidiária do Grupo Ecocert, a maior certificadora de orgânicos do mundo. “A certificação garante ao consumidor que ele está adquirindo um produto realmente orgânico. Somos responsáveis por avaliar a área de cultivo e de beneficiamento, além do transporte, armazenamento e estocagem para confirmar a rastreabilidade”, explica o gerente nacional da certificadora, Alexandre Schuch.

Outras possibilidades de certificação orgânica são a partir de um Organismo Participativo de Avaliação de Conformidade (OPAC) ou na formação de uma Organização de Controle Social (OCS) – estes casos são voltados apenas para produções comunitárias, pequenos grupos de produtores e agricultores familiares.

A certificação dos orgânicos será pauta da conferência “Orgânicos, Naturais e Veganos”, na Food Ingredients South America (FiSA), o mais completo evento de ingredientes alimentícios da América Latina. Schuch e a gerente de qualidade da Ecocert, Luiza Reguse, irão apresentar os “Desafios da Certificação e Rastreabilidade de Orgânicos” nesta terça-feira (20), no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP).

Fonte: DINO


Postar comentário