Número de tigres na Índia tem aumento de mais de 30% nos últimos quatro anos

País abriga uma população de 2.967 felinos
Matheus Muratori - redacao@souecologico.com
Biodiversidade
Publicado em: 30/07/2019

O número de tigres na Índia cresceu consideravelmente nos últimos quatro anos. Segundo números divulgados nesta terça-feira (30) pelo governo do país, a população passou de 2.226, em 2014, para 2.967 em 2018, o que representa um aumento de 33% da espécie no território.

De acordo com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, o país é “um dos habitats mais seguros do mundo” para os felinos. A autoridade falou a respeito em um ato na capital Nova Déli, nessa segunda-feira (29), quando foi comemorado o Dia Internacional do Tigre.

Índia abriga 70% de todos os tigres do planeta (Foto: Pixabay)
Índia abriga 70% de todos os tigres do planeta (Foto: Pixabay)

O levantamento do número desses felinos na Índia é realizado desde 2006. Desde a primeira edição do censo da espécie no país, o número mais que dobrou. Atualmente, a contagem usa novas tecnologias e não somente a localização de pegadas, como era feito no passado.

O levantamento divulgado nesta terça foi realizado durante 15 meses e mobilizou 26 mil armadilhas fotográficas, que captaram quase 350 mil imagens dos tigres em seus habitats. A pesquisa se estendeu por uma área de 380 mil quilômetros quadrados, o equivalente a 11% da faixa territorial do país.

O país utiliza da política da demarcação de reservas para proteger a espécie, ameaçada de extinção. Apesar disso, a caça do animal ainda existe no país e a degradação de seu habitat também pode ser notada.

Neste ano, mais de 60 tigres foram mortos na Índia. Por outro lado, 30 pessoas foram mortas por tigres no mesmo período. A espécie é muito visada em países como a China para elaborar remédios tradicionais, e o tráfico na Ásia é uma das maiores ameaças para a preservação do felino.

Em 1900, especialistas estimam que 100 mil tigres habitavam o planeta. Com o passar dos anos, devido à caça e à degradação do habitat, a população da espécie chegou a menos de 3.200 em 2010. Neste ano, a Índia e outros 12 países da Ásia assinaram um acordo, no qual se comprometeram a duplicar a população mundial desses felinos até 2022.

Com os 2.967 tigres no país, a Índia acolhe 70% da população mundial da espécie atualmente. Acredita-se que o auge no país se deu em 1947, na época da independência indiana do Reino Unido, quando cerca de 40 mil felinos teriam vivido no território.


Postar comentário