O que esta imagem diz sobre a poluição dos oceanos?

Velejador encontrou uma sacola plástica na Baía de Guanabara
Matheus Muratori - readacao@souecologico.com
Meio Ambiente
Publicado em: 06/05/2019

Um velejador com uma sacola plástica em mãos. A imagem que viralizou nas redes sociais nesse fim de semana diz muito sobre a produção de lixo que afeta não somente o Brasil como todo o planeta Terra.

Velejador encontrou uma sacola da Mesbla na Baía de Guanabara (Foto: Reprodução/Twitter Airton Melo @infraton)
Velejador encontrou uma sacola da Mesbla na Baía de Guanabara (Foto: Reprodução/Twitter Airton Melo @infraton)

Um velejador treinava na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Até aí, tudo bem. Entretanto, o atleta encontrou uma sacola plástica presa em seu barco, que o atrapalhava na atividade. Ele parou para remover a sujeira e seguir com o treinamento, até que notou algo de diferente na embalagem.

A sacola plástica que se agarrou no veleiro tinha a logo da loja de departamentos Mesbla. A empresa, muito presente no Brasil entre os anos 1980 e 1990, teve falência decretada em 1999. Desde então, ela não comercializa produtos por meio de loja física no país - em 2009 começou o comércio virtual, mas teve fim no ano seguinte.

A imagem causou espanto nas redes sociais. Algumas pessoas exaltaram a qualidade da resistente sacola plástica, mas outras refletiram acerca da produção de resíduos da população.

Nesse domingo (5), o portal O Globo divulgou imagens de uma “ilha” de lixo na Baía de Guanabara. As fotos impressionam pela quantidade de resíduos, e a matéria alerta para o perigo da poluição causada pela população à biodiversidade do local.

Números

Segundo a revista italiana Ohga!, os três oceanos do mundo (Atlântico, Índico, Pacífico) possuem 165 milhões de toneladas de plástico. Somente uma sacola plástica pode demorar de 100 a 500 anos para se decompor. Diante disso, a empresa lançou um vídeo para que as pessoas se conscientizem, parem de gerar tanto lixo ou que, pelo menos, o descarte da maneira correta.

Como combater a poluição plástica?

Existem algumas formas de se combater a poluição plástica. Dentre elas, destacam-se ações como parar de usar canudinhos e talheres de plástico; levar sua própria garrafa ou caneca para o trabalho; pressionar as autoridades locais para melhorar a maneira como administram o lixo da sua cidade; utilizar sacolas de tecido ao fazer as compras; e recolher lixo que encontrar em praias, florestas e cachoeiras que visitar. O plástico é um material reciclável.


Postar comentário