O tamanho do nosso lixo

Inov faz campanha de conscientização e expõe resíduos coletados durante uma semana na escola
Da Redação / Ecológico - redacao@souecologico.com
Educação Ambiental
Publicado em: 26/11/2019

Você já parou para pensar no lixo que produzimos? E se ele for colocado à sua frente? Foi justamente isto que a Comissão de Ecologia do Instituto Ouro Verde (Inov), em parceria com o Instituto Cresce fez na semana passada. A ideia era ampliar a consciência de alunos, professores, funcionários, pais sobre o que consomem e o que descartam.

Trouxe à realidade, materializou-se o que não se vê no todo: o lixo que cresce a cada ano. Um monte e tanto. Pesquisa da Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), divulgada no dia 8 de novembro, mostra que o Brasil produziu, em média, no ano passado, 79 milhões de toneladas de lixo, variação de 1% em relação a 2017.

Este aumento indicado na pesquisa da Abrelp foi confirmado pelos dados coletados em 2018 e 2019 no Inov, informa Camila Alterthum, professora de agroecologia e diretora administrativa do Cresce. “Embora o Instituto tenha aumentado a quantidade bruta de resíduos, por outro lado reduziu em 30% a quantidade de lixo enviado ao aterro sanitário. Isso quer dizer que todo o trabalho de educação ambiental para melhorar a separação dos resíduos, surtiu um bom efeito”, diz.

O lixo produzido no Inov foi exposto no pátio, observado, pesado, medido e registrado. “Com a ajuda dos alunos, que estão estudando unidades de medida, criamos uma tabela onde todos os dados foram compilados”, relata a professora. A Semana Eu Resíduo faz parte do Plano de Gestão de Resíduos.

Foto: Domínio Público
Foto: Domínio Público
Sobre o Inov

O Instituto Ouro Verde alia os preceitos da Pedagogia Waldorf aos de uma escola verde em um programa educativo que estimula continuamente nas crianças o amor à natureza e o respeito à diversidade. Com foco no ensino infantil e fundamental, o Inov está localizado próximo à estrada que liga Belo Horizonte a Nova Lima (MG), no bairro Ouro Velho.

A Pedadogia Waldorf, criada na Alemanha em 1919 e presente nos cinco continentes, é uma referência mundial em educação e foi apontada pela Unesco como sendo um modelo de pedagogia capaz de responder aos desafios educacionais do nosso tempo. E esta pedagogia comemora 100 anos em 2019.


Postar comentário