Paisagem urbana ampliada

Prefeitura de BH instala lunetas de observação em pontos turísticos

Da Redação / Ecológico - redacao@revistaecologico.com.br
Turismo
Publicado em: 06/12/2018

Para permitir uma observação mais detalhada do Belo Horizonte da capital mineira, a prefeitura inaugura hoje (06/12) lunetas de observação terrestre em dois pontos da cidade. Três equipamentos já estão funcionando no Mirante Mangabeiras, na região Centro-Sul, e outros dois serão inaugurados nesta quinta-feira na Rua Sapucaí, região que voltou a se destacar na cena cultural pelas obras do Circuito Urbano de Arte (CURA).

“Belo Horizonte já é uma cidade cheia de mirantes, de vistas surpreendentes, com vários pontos de contemplação. O que estamos fazendo com a instalação dessas lunetas é colocar uma ‘grande angular’ nesses locais, valorizando o que a cidade tem de melhor. E essas são só as primeiras. O plano é levar o projeto para outros mirantes da capital”, revela Aluizer Malab, presidente da Belotur.

Com um sistema de zoom, o aparelho permite que as pessoas contemplem o horizonte com mais detalhes. As lentes têm foco pré-ajustado, e os usuários não precisam fazer nenhum tipo de regulagem – o que facilita a observação mesmo para quem não tem muita habilidade nesse manuseio.

As lunetas giram no sentido vertical e horizontal e são o que se poderia chamar de um atrativo discreto. Instaladas em um corpo blindado de alumínio fundido, estão praticamente camufladas em meio a outros equipamentos urbanos.

Aniversário de BH

As peças são um presente aos 121 anos da capital e foram escolhidas, segundo a prefeitura, com a proposta de valorizar ainda mais a paisagem urbana de BH. A instalação foi feita com apoio da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Suedecap), e todo o material necessário foi fornecido pela Belotur.

Além de um mimo para os moradores, a lunetas representam um investimento nas atrações turísticas. O presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, Sérgio Augusto Domingues, avalia que “a qualificação dos espaços turísticos da cidade é muito importante. E traz benefícios não só para os nossos cidadãos, mas também para as pessoas que visitam esses locais tão icônicos como o Parque das Mangabeiras”.


* Com informações da PBH

Fotos: Amira Hissa/PBH