Parceria da Mori Energia e Cemig S!M lança nova marca com foco em tecnologia e inovação

Investimento de R$ 337 milhões e energia solar em Minas Gerais são compromissos das parceiras Mori e Cemig S!M, que, juntas, trabalham para o maior projeto de geração distribuída do país
Da redação* - redacao@souecologico.com
Inovação
Publicado em: 08/10/2019

Considerada a energia do futuro, a geração de energia solar já é utilizada em larga escala na China, EUA, Japão e Alemanha – líderes mundiais em potência acumulada. No Brasil, este processo ainda dá os primeiros passos. Atualmente, cerca de 1% de toda energia produzida no país vem da matriz solar, evidenciando o tamanho da oportunidade que o mercado apresenta. Minas Gerais lidera essa mudança com mais de 200MW instalados. Focada tecnologia, inovação e sustentabilidade, a Mori Energia, parceira da Efficientia desde 2017 - atual Cemig S!M, está implantando até o final de 2019, 32 usinas solares fotovoltaicas em 17 cidades do estado.

A estimativa é de que, juntas, as usinas, que têm potência instalada de 150MW, gerem 300 Gigawatts/hora-ano de energia limpa, renovável e mais eficiente. A oportunidade já pode ser obtida para pessoas jurídicas e as empresas que aderirem ao modelo podem ter redução significativa na tarifa de energia, sem a necessidade de investimentos ou obras. Isso se traduz em competitividade, uma vez que a companhia pode alocar esses recursos em outras atividades. ACMinas, Minaspetro e ABIHMG estão entre as entidades que já adotaram o sistema de geração distribuída em parceria com a Mori e a CEMIG S!M.

O diretor de novos negócios da Mori Energia, Ivo O. Pitanguy, afirma que a inciativa é um grande passo para a modernização do setor. “É um grande passo para a disseminação da energia solar para empresas de varejo, que não têm expertise na implementação e operação para investir com capital próprio em projetos de geração distribuída solar. Estamos democratizando a energia renovável em centros de consumo, onde não há espaço para a construção em escala e, ao mesmo tempo, estamos fomentando o desenvolvimento econômico nas comunidades locais onde implementamos nossos projetos”, ressalta.

Foto: Divulgação Mori
Foto: Divulgação Mori

“A Cemig S!M traz toda a experiência da Cemig para proporcionar soluções inovadoras, inteligentes e ecológicas para o uso eficiente dos recursos energéticos. A marca representa uma nova abordagem no setor de energia, visível no próprio nome da empresa, que representa a assertividade desejada pela companhia na busca destas soluções, bem como a simplicidade necessária nos negócios atuais”, ressalta o presidente da Cemig S!M, Danilo Gusmão.

Por que Minas Gerais?

O Sol é a principal fonte de energia natural, capaz de suprir a crescente demanda energética em todo o mundo. A energia solar recebida pela Terra é cerca de cinco mil vezes superior ao consumo mundial de eletricidade. Minas Gerais é ainda mais privilegiada neste aspecto. A maior parte do estado faz parte do chamado "Cinturão Solar", que é uma faixa onde há maior irradiação solar no país, beneficiando a implantação deste tipo de empreendimento.


Postar comentário