Parques abrem para a folia em Minas

Programação especial em unidades inclui oficinas, rodas de conversa e caminhadas ecológicas
Da Redação / Ecológico – redacao@revistaecologico.com.br
Carnaval
Publicado em: 01/03/2019

Trilhas, cachoeiras, ar puro e muito contato com a natureza vão se somar à programação de carnaval nos parques estaduais de Minas. As unidades preparam atividades de conscientização junto aos turistas, oficinas, rodas de conversa e caminhadas ecológicas para os foliões que querem interagir na busca da preservação e conscientização ambiental.

Confira as dicas divulgadas pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema):

O Parque Estadual da Mata do Limoeiro, localizado a 89 quilômetros de Belo Horizonte, no distrito de Ipoema, em Itabira, tem o Ecofolia. O projeto é desenvolvido com os visitantes e moradores das comunidades do entorno durante os dias de Carnaval.

A partir de sexta-feira (01/03), serão realizadas rodas de conversa, trilhas guiadas e debates: este ano haverá uma mesa redonda sobre a atuação do Ministério Público no Parque, com a participação da promotora de justiça Giuliana Toloffi e um bate-papo sobre potencialidades turísticas de Ipoema, com o guia turístico e morador Roneijober Andrade.

Cachoeira Sentinela - Foto: Sisema/Divulgação
Cachoeira Sentinela - Foto: Sisema/Divulgação


Na Zona da Mata, a equipe do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro preparou uma série de atividades voltadas para crianças, retratando a fauna e a flora da unidade de conservação. As atividades começam neste sábado (02/03), com oficinas de artes, culinária e recreação com temas como os bichos que vivem no parque.

Diariamente, serão realizados no Parque do Brigadeiro passeios especiais para que a garotada conheça os atrativos, como as Trilhas das Casas, do Muriqui e do Pico do Grama.

Também no sábado, no município de Grão Mogol, Região Norte do Estado, será realizada uma Blitz Educativa com orientações sobre o uso do fogo e a destinação adequada do lixo. O Parque Estadual de Grão Mogol está situado na bacia hidrográfica do Rio Jequitinhonha, tem inúmeros cursos d´água numa região marcada pela escassez hídrica.

Mirante da Lagoa do Sumidouro - Foto: Sisema/Divulgação
Mirante da Lagoa do Sumidouro - Foto: Sisema/Divulgação

Já no Parque Estadual do Rio Doce, Leste de Minas, a programação de Carnaval terá início também neste sábado, às 9h da manhã. Em todos os dias do feriado, os turistas poderão realizar passeios de barco no lago Dom Helvécio acompanhados de monitores ambientais que apresentarão os aspectos naturais da flora.

Ao longo dos dias, também haverá uma programação de trilhas guiadas, palestras e apresentações no Centro de Visitantes do Rio Doce. Entre os temas estão o processo de ocupação territorial na região, importância ambiental, social e cultural e aspectos da Mata Atlântica, questões climáticas e introdução à observação de aves.

Em Ouro Preto e Mariana, cidades históricas do Quadrilátero Ferrífero e que possuem festas de Carnaval muito procuradas, o Parque Estadual do Itacolomi ficará aberto ao público todos os dias, de 1º a 6 de março. Entre as atrações estão visitas ao Museu do Chá, à Casa Bandeirista, idas ao Mirante do Custódio e trilha ao Pico do Itacolomi, além da Capela de São José e ao Centro de Visitantes.

Cachoeira do Grioulo, Parque Estadual do Rio Preto - Foto: Sisema/Divulgação
Cachoeira do Grioulo, Parque Estadual do Rio Preto - Foto: Sisema/Divulgação


Além dos Parques, os Monumentos Naturais Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas, Peter Lund (Gruta de Maquiné), em Cordisburgo, e Serra da Piedade, em Caeté e Sabará, também estarão de portas abertas para receber os visitantes. As opções para os "foliões" que querem contato com a Natureza são muitas nas 92 unidades de conservação administradas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) distribuídas por todo o Estado.

Saiba mais:

Para mais informações sobre como chegar e contatos, visite a página do IEF.


Postar comentário